CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED

Autores

  • Clarice Carolina Ortiz de Camargo Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonice Matilde Richter Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Martins Mendes Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Aparecida Martins Ferreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n12014-art03

Palavras-chave:

Educação Popular, MST, ANPED

Resumo

O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.

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Biografia do Autor

Clarice Carolina Ortiz de Camargo, Universidade Federal de Uberlândia

Docente ESEBA/UFU, Grupos de Estudos: GEPAE/UFU, GEAI (UFU)

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia

Docente, UFU / FACIP / curso de pedagogia,

Rafael Martins Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Docente área de química, SEE/MG. Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Sirlei Aparecida Martins Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Pedagoga, Coordenadora da Divisão de Apoio a Projetos de Extensão-DIPEX / PROEX / UFU

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Publicado

25-06-2014

Como Citar

CAMARGO, C. C. O. de; RICHTER, L. M.; MENDES, R. M.; FERREIRA, S. A. M. CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 36–52, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n12014-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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