Educação no campo em Rondônia

a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé

Autores/as

  • Débora Teixeira Machado Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art07

Palabras clave:

Educação no Campo, Escola Família Agrícola, Formação Técnica

Resumen

Este trabalho visa refletir sobre a educação no campo por meio das práticas educativas da Escola Família Agrícola (EFA) Vale do Guaporé, Rondônia. A partir de uma experiência profissional vivenciada nessa escola, várias indagações surgiram no tocante ao diferenciado processo de ensino-aprendizagem da escola, no qual, por meio de diversas atividades cotidianas, os educandos aprendem não só o conteúdo da base curricular nacional comum, mas também a se tecnificar para o campo. Este artigo foi elaborado por meio de referenciais bibliográficos acerca da experiência das EFAs no Brasil e dos processos envolventes na Pedagogia de tais escolas. A pesquisa apresentada é de caráter descritivo sobre o processo alternante que o jovem vivencia, bem como a abordagem do conhecimento diferenciado que o educando recebe nessas escolas. Propõe-se, assim, refletir sobre a educação no campo e como esse modelo pode contribuir com a formação de uma juventude camponesa para o estado de Rondônia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Teixeira Machado, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Citas

ALMEIDA PINTO, M. P. de; GERMANI, G. I. O território da educação do campo: as escolas família agrícola. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 14., 2013, Lima. Anais... Disponível em: <https://geografar.ufba.br/sites/geografar.ufba.br/files/geografar_almeidapintogermani_territorioeducacaocampo.pdf>. Acesso em: 22 maio 2015.

ANUÁRIO Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2012. 162 p.

ANDRADE, G. dos S.; ANDRADE, E. de S. Historiando a pedagogia da alternância e a escola família agrícola do sertão da Bahia. Entrelaçando: revista eletrônica de culturas e educação, Cruz das Almas, v. 6, n. 2, p. 61-72, set./dez. 2012 (Caderno Temático V). Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/index.php/edicoes-entrelacando/43-educacao-movimento-07>. Acesso em: 15 maio 2016.

CRUZ, N. A. da; TORRES, A. A. M. História da pedagogia da alternância: laços e entrelaços com organizações/movimentos sociais de Rondônia. Revista Labirinto, Porto Velho, ano XII, n. 16, jun. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/974/998>. Acesso em: 6 maio 2016.

FERREIRA, G. H. C. A colonização em Rondônia: lutas e perspectivas da agricultura camponesa. Revista Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1., n. 1, p. 135-156, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://claretianobt.com.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/30.pdf&arquivo=sumario8.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

GIMONET, J. A alternância na formação “método pedagógico ou novo sistema educativo?” UNEFAB, Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-2/Educacao-MII/2SF/Alternancia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

ISSA, S. A. C. A escola agrícola de Urutaí (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola. 2014. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3832>. Acesso em: 15 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb36_01.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016.

OLIVEIRA, A. M. de. A escola camponesa na alternância e o ensino de geografia. Revista Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 27, p. 171-187, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1137/491>. Acesso em: 3 abr. 2016.

PEIXOTO, R.; OLIVEIRA, M. de; MAIO, E. R. Educação do e no campo: problematizações acerca do currículo escolar e das políticas educacionais. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 77-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33575/pdf>. Acesso em: 2 jan. 2017.

SOUZA, M. A. de. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 22 mar. 2016.

TEIXEIRA, E. S.; BERNATT, M. de L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre pedagogia da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000200002&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 18 maio 2016.

VERGUTZ, C. L. B. O caminho da aprendizagem na pedagogia da alternância e o sujeito alternante. ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3216/67>. Acesso em: 12 out. 2016.

VALADÃO, J. de A. D.; SIENA, O.; TEIXEIRA, O. T. S. Escolas Família Agrícola na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Anais... Disponível em: <http://www.diadecampo.com.br/arquivos/materias/%7B30A17CDE-FF53-4C38-BDB5-4F7B933A5E92%7D_2518.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

Publicado

2017-11-21

Cómo citar

MACHADO, D. T. . Educação no campo em Rondônia: a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 95–104, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37622. Acesso em: 22 nov. 2024.