Educação do campo

entre a expansão política e o Estado Neoliberal

Autores/as

  • Wender Faleiro Universidade Federal de Goiás
  • Magno Nunes Farias Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art02

Palabras clave:

Educação do Campo, Neoliberalismo, Políticas Educacionais

Resumen

Atualmente, destaca-se a expansão das políticas em educação do campo, consolidando um movimento de democratização com vistas a possibilitar que seus sujeitos tenham acesso à educação.  Observa-se dificuldade dessas políticas se materializarem, tendo relação com o neoliberalismo no Estado brasileiro. Objetiva-se aqui investigar como esse movimento neoliberal se insere dentro das políticas de educação do campo. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória, que utiliza uma abordagem qualitativa a partir da realização de revisão bibliográfica. Evidencia-se que poucos estudos apontam para a relação do movimento neoliberal e para o impacto nas políticas educacionais do campo, já que raramente os autores tratam desses dois temas de maneira direta. Os estudos indicam o aumento dos direitos educacionais voltados à educação do campo, assim como a intensificação dos processos neoliberais, como a descentralização da educação, ausência de recursos investidos pelo Estado, fechamentos de escolas do campo, ineficiência no alcance dos jovens e adultos do campo e expansão do agronegócio, fatos que inviabilizam a consolidação da educação do campo. Assim, faz-se necessário que se potencialize e se amplie as lutas dos trabalhadores para que as contradições do Estado neoliberal sejam expostas e para que se intensifique a luta para a efetivação das políticas educacionais.

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Biografía del autor/a

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; professor da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Goiás; vinculado ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo e ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC).

Magno Nunes Farias, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Goiás; vinculado ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo e ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC).

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Publicado

2017-06-02

Cómo citar

FALEIRO, W.; FARIAS, M. N. Educação do campo : entre a expansão política e o Estado Neoliberal. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 22–37, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35092. Acesso em: 22 nov. 2024.