Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-rel05Palabras clave:
Educação Continuada. Trabalhadores Rurais. Gênero e Saúde. Agricultura Sustentável. Meio Ambiente.Resumen
Este texto relata a experiência vivenciada no projeto de extensão "Educação para a transformação: meio ambiente, saúde e gênero", vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cujo propósito foi promover a educação continuada nessas temáticas e a troca dos saberes agroecológicos com as mulheres agricultoras de Itajaí, Santa Catarina. O percurso metodológico adotado abarcou as oficinas inspiradas no Círculo de Cultura de Paulo Freire, vivenciando os saberes agroecológicos e as oficinas para a formação, que totalizaram 80 horas/aula com os integrantes do projeto de extensão e 40 horas/aula de inserção com o público-alvo: as mulheres agricultoras. Os temas geradores que emergiram no processo de formação continuada foram: a vivência do Círculo de Cultura, os conhecimentos agroecológicos, os malefícios do uso dos agrotóxicos, a autonomia das mulheres agricultoras no aprendizado da produção de alimentos orgânicos, e o cuidado com a saúde familiar e ambiental. Por fim, o Círculo de Cultura atua como uma ferramenta que contribui para a educação continuada de integrantes do grupo de extensão e das mulheres agricultoras, promovendo gradativamente a transformação para o processo de transição agroecológica.
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