Formação integral nas residências multiprofissionais em saúde: uma experiência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Autores/as

  • Ana Carolina de Moraes Teixeira Vilela Dantas Universidade Federal de Pernambuco
  • Ilka Veras Falcão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art01

Palabras clave:

Educação Permanente, Educação Popular, Saúde do Campo, Movimento Social, SUS

Resumen

Entre as estratégias da Política Nacional de Educação Permanente (2009), está a expansão ou a implantação de Programas de Residência Multiprofissional como proposta de educação em serviço, na lógica da interdisciplinaridade, visando à integralidade da atenção à saúde dos usuários. A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), analisou-se a contribuição da experiência interdisciplinar de educação popular e de práticas de saúde no campo, em um assentamento, para a formação de residentes de programas de residência multiprofissional em saúde. A pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizando-se métodos da análise documental e da aplicação de um grupo focal com oito residentes membros do projeto. Observou-se que o projeto contribuiu para o aprimoramento das práticas em saúde, ampliou o escopo teórico-prático da educação popular, da clínica ampliada, integralidade, participação popular e promoção da saúde. Faz-se necessário, portanto, garantir ao trabalhador espaços possíveis de produção do cuidado, nos quais o aprendizado envolva as diferenças culturais, e atuem na perspectiva de uma educação humanizadora, crítica, reflexiva e voltada para a formação integral, autônoma e comprometida com a efetivação do Sistema Único de Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina de Moraes Teixeira Vilela Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional da mesma instituição.

Ilka Veras Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Saúde Pública - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e Professora Adjunto do Deptº de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

DE MORAES TEIXEIRA VILELA DANTAS, A. C.; VERAS FALCÃO, I. Formação integral nas residências multiprofissionais em saúde: uma experiência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 10–24, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26689. Acesso em: 16 feb. 2025.