A práxis da educação popular: considerações sobre sua história e seus desafios diante da consolidação do campo das práticas socioeducativas

Autores/as

  • Luis Antonio Groppo Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Suzana Costa Coutinho Fundação Educacional Dom José D

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2013-24401

Palabras clave:

Educação Popular. Práxis. Práticas Socioeducativas. Pedagogia Social. Educação Não Formal.

Resumen

Por meio de revisão bibliográfica e reflexão acerca das atuais características da educação popular no Brasil, percebe-se sua importância histórica para a constituição do campo das práticas socioeducativas. Entretanto, seus princípios - diálogo, luta pela libertação e diversidade - são bastante subvertidos quando este campo se consolida. A recuperação da trajetória histórica da educação popular destaca suas origens nos tempos do populismo, sua vinculação aos movimentos sociais, sua participação na luta contra a ditadura e os desafios impostos desde o final do século XX. Tal recuperação da história e dos princípios da educação popular visa inspirar educadores e movimentos insatisfeitos com os atuais rumos do campo no qual se inserem, a fim de propor e viver heterodoxias criativas.

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Publicado

2013-12-06

Cómo citar

GROPPO, L. A.; COUTINHO, S. C. A práxis da educação popular: considerações sobre sua história e seus desafios diante da consolidação do campo das práticas socioeducativas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 20–33, 2013. DOI: 10.14393/REP-2013-24401. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24401. Acesso em: 25 nov. 2024.

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