A universidade os jovens e o poder público na construção do Plano Municipal de Juventude de Alfenas Minas Gerais

Autores

  • Luís Antonio Groppo Universidade Federal de Alfenas
  • Evandro Carvalho Rocha
  • Isabella Batista Silveira Universidade Federal de Alfenas
  • Maria Cesione Damasceno Universidade Federal de Alfenas
  • Lívia Furtado Borges Universidade Federal de Alfenas
  • Junior Faria Trevisan Universidade Federal de Alfenas
  • Enzo Michel Felipe Correia dos Santos Goussain Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-rel01

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Juventude, Plano Municipal de Juventude, Extensão Universitária

Resumo

Os autores, participantes da redação do anteprojeto do Plano Municipal de Juventude de Alfenas, Minas Gerais, descrevem o processo de construção das propostas do Plano e a sua metodologia de trabalho. Apresentam-se os referenciais teóricos desta metodologia: a juventude como sujeito social e ator político relevante no tempo presente; as possibilidades de participação e os limites das recentes políticas públicas de juventude; a valorização do diálogo intergeracional, no qual, jovens e adultos, de forma horizontal, livre e aberta, possam debater questões públicas relevantes. São descritas as propostas e principais elementos do Plano Municipal de Juventude, os quais versam sobre "Organização e Diálogo com o Governo", "Desenvolvimento Integral", "Território e Mobilidade", "Qualidade de Vida", "Diversidade, Sexualidade e Respeito às Diferenças" e "Vida Segura". Como resultados, destacam-se os esforços para implementar os direitos sociais dos jovens, a partir do diálogo com as demandas das juventudes atuais e seus movimentos, mas também alguns de seus limites, como a celeridade da sua construção.

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Biografia do Autor

Luís Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Coordenador do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Evandro Carvalho Rocha

Superintende Municipal de Juventude em Alfenas-MG na gestão 2013-2016. Membro da Juventude do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Isabella Batista Silveira, Universidade Federal de Alfenas

 Conselheira Municipal de Juventude de Alfenas. Dirigente regional do coletivo Juntos! Coordenadora da Rede Emancipa Movimento Social de Educação Popular em Alfenas-MG de 2014 a 2016. Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Licenciada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Maria Cesione Damasceno, Universidade Federal de Alfenas

Estudante do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Lívia Furtado Borges, Universidade Federal de Alfenas

Estudante do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Junior Faria Trevisan, Universidade Federal de Alfenas

 Mestrando do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Licenciado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Enzo Michel Felipe Correia dos Santos Goussain, Universidade Federal de Alfenas

 Bacharel em Ciências Sociais pela Unifal-MG. Membro do Projeto de Extensão da Unifal-MG

Referências

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

GROPPO, L. A.; ROCHA, E. C.; SILVEIRA, I. B.; DAMASCENO, M. C. .; BORGES, L. F.; TREVISAN, J. F.; GOUSSAIN, E. M. F. C. dos S. A universidade os jovens e o poder público na construção do Plano Municipal de Juventude de Alfenas Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 167–180, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38470. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência