A EJA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art01Palabras clave:
ejaResumen
RESUMO: Este artigo pretende discutir a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando-a com a nossa experiência em uma turma da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Para isso, será feita uma breve apresentação histórica dessa modalidade de ensino no Brasil e na América Latina, expondo a sua importância como política pública brasileira e elemento de transformação social. A educação de jovens e adultos é importantíssima, visto que há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de participar da educação regular na idade apropriada. Essas pessoas veem na educação de jovens e adultos, a oportunidade de se inserirem na cultura escrita, assim como um modo de alcançar pleno desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda, exercerem o seu papel como cidadãs. O educador da EJA precisa estar em afinidade com este ideal, sendo aliado dos seus alunos neste processo, contribuindo para torná-los cidadãos e sujeitos participativos, críticos e reflexivos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-25
Cómo citar
CASTILHO, A. G.; SOARES DOS SANTOS, A. C.; OMENA, A. C. A EJA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20318. Acesso em: 24 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.