O ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20275Resumen
A presente construção textual se propõe elaborar uma reflexão crítica sobre as possíveis interfaces entre o ensino de Sociologia e as demais disciplinas do Ensino Médio, em uma unidade-caso específica, a Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia-MG. O estudo conservador, das disciplinas isoladas, limita o conhecimento do aluno e torna a aprendizagem desmotivadora e fragmentada. Já na prática interdisciplinar, as disciplinas se complementam, cooperam entre si e é possível relacionar os temas escolares com a realidade cotidiana dos discentes. Nesse sentido, a pesquisa é elaborada por meio de um caráter exploratório, assim partir desta investigação outros profissionais poderão perceber dificuldades e acertos no trabalho com a interdisciplinaridade, o que contribui para efetivação de soluções viáveis na prática docente e na elaboração dos projetos pedagógicos, no que concerne à Sociologia e suas pontes interdisciplinares com os demais componentes curriculares. Esse estudo se ateve à análise do projeto político-pedagógico da referida instituição, com intuito de observar se o próprio contempla a interdisciplinaridade. Além disso, complementando a análise documental com a observação de campo, assistimos e analisamos as aulas de Sociologia, no período de duas semanas, em meados de 2011.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, Daniella Santos Alves, Amanda de Souza Alves, Mara Laudelina Pereira dos Santos Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.