Por uma educação interepistêmica e antirracista

a Lei nº 11.645/08 e os povos indígenas no Distrito Federal/DF

Autores

  • Daniella Santos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72767

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Santuário dos Pajés, IFB, Lei n. 11.645/08, Povos indígenas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência pedagógica vivenciada com discentes do Ensino Médio, em Brasília/DF, em 2023. Essa experiência foi iniciada na aula de Sociologia, tendo como eixo central o conteúdo teórico e metodológico da Antropologia, mais especificamente: os conceitos de cultura, etnia, cosmologias, rituais e, na parte metodológica, a etnografia da observação participante. Essa base teórico-metodológica foi apresentada em sala de aula, bem como a situação dos povos indígenas no Brasil, com destaque para Brasília, sobretudo para a Terra Indígena Santuário dos Pajés. Depois da apresentação, os discentes tiveram a experiência de vivenciar o espaço da Terra Indígena Santuário dos Pajés, de forma a compreender a importância de tais disciplinas no Ensino Médio, para uma educação interepistêmica e antirracista que coloque em prática os incisos da Lei n. 11.645/08.

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Biografia do Autor

Daniella Santos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia, Etnologia e História Indígena (GEPAEHI/UFU),  do Grupo de Pesquisa Humanimália (UFSCar) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFB-Campus Ceilândia).

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

ALVES, D. S. Por uma educação interepistêmica e antirracista: a Lei nº 11.645/08 e os povos indígenas no Distrito Federal/DF. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72767. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72767. Acesso em: 14 out. 2024.

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