As possibilidades de um trabalho na escola que valorize a diversidade linguística dos alunos

Autores/as

  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20170

Palabras clave:

Diversidade Liguistica, Escola.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir alguns conceitos de linguagem e a partir deles tecer algumas considerações sobre o trabalho pedagógico que deve ser desenvolvido nas instituições escolares. Autores como Possenti (1996); Antunes (2007) destacam que a concepção de linguagem deixou de ser entendida na atualidade apenas como a expressão do pensamento para ser vista também como um instrumento de comunicação e interação no ato social. Sabemos que nossa realidade contempla uma diversidade cultural. Cada comunidade possui formas lingüísticas variadas, assim, não existe perante nosso país uma única forma de linguagem e a variação lingüística constitui-se em um fator cultural. Devemos ter claro que ao valorizarmos o conhecimento das diferentes culturas propiciamos que o aluno sinta-se realmente inserido no contexto social e tenha oportunidades de aprimorar sua língua e respectivamente buscar a garantia de seus direitos no contexto em que vive. Percebemos em linhas gerais, que ainda perpetuamos no contexto social uma grande desvalorização das diversas linguagens, com um ensino de mera reprodução e imposição do que achamos correto ensinar. O professor deve então estimular seus alunos, propiciar situações em que esses sujeitos tenham o desejo e a vontade de construir novos conhecimentos a partir de suas idéias, experiências e vivências. Assim o processo de aprendizagem se constituirá com a participação de todos os envolvidos a partir de projetos e atividades que busquem a construção de aprendizagens significativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-07-03

Cómo citar

DUARTE ARAÚJO SILVA, F. As possibilidades de um trabalho na escola que valorize a diversidade linguística dos alunos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REP-2012-20170. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20170. Acesso em: 22 nov. 2024.