Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais

Autores

  • Celina Elisa de Paiva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Faculdades Integradas do Pontal / Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art05

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Aprendizagem, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia, cujo propósito foi investigar as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil que atuam na rede pública de ensino de Ituiutaba, Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas, com o objetivo de desvelar as seguintes questões: Quais as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil? De que forma esses sujeitos têm avaliado as crianças na educação infantil? Quais são os instrumentos avaliativos que utilizam? O que fazem com os resultados das avaliações que realizam? Quais as dificuldades e vantagens que encontram em realizar a avaliação? Os dados coletados foram organizados em categorias e analisados a partir do referencial teórico estudado. Observou-se que os professores pesquisados têm consciência da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Além disso, verificou-se a necessidade de o professor observar e registrar todos os momentos das atividades das crianças, pois, por meio dessas observações, o sujeito constrói oportunidades para que elas desenvolvam suas habilidades e potencialidades. 

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Biografia do Autor

Celina Elisa de Paiva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia

Fernanda Duarte Araújo Silva, Faculdades Integradas do Pontal / Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal. Fez Pedagogia (2003), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Docência no Ensino Superior (2004),na Universidade Federal de Uberlândia e  Mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia.  Cursa Doutorado em Educação,  também pela  Universidade Federal de Uberlândia, com término previsto para Dezembro de 2015.  Atualmente é Supervisora da Especialização em Educação Especial e Inclusão Educacional da FACED/UFU e participa dos Grupos de Pesquisa: Formação Docente e Representações e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional (GEPEPES) ambos da FACED/UFU.  Atua especialmente nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Alfabetização, Educação Infantil, Currículo, Educação Inclusiva e  Formação de Professores.

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

DE PAIVA, C. E.; DUARTE ARAÚJO SILVA, F. Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 56–69, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30915. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais