Concepções sobre indisciplina de professores da rede pública de Monte Alegre de Minas, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art09Palavras-chave:
Disciplina. Indisciplina. Formação de Professores. Educação.Resumo
O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, cujo objetivo foi identificar as concepções de indisciplina de profissionais que atuam na rede pública municipal de ensino de Monte Alegre de Minas, Minas Gerais. As questões que permearam a pesquisa foram: Na opinião dos professores da rede pública de Monte Alegre de Minas, o que é disciplina e indisciplina? Será disciplina propiciadora ou instrumento de autoritarismo da educação? Quem define as normas disciplinares da escola? Quem deve ser responsável pela construção das normas disciplinares? Como definem se os alunos são disciplinados ou indisciplinados? Como trabalham com a disciplina e indisciplina dos alunos? A natureza da pesquisa é qualitativa e, para fundamentar a análise dos dados, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema no contexto escolar. Os dados foram coletados por meio do instrumento questionário, aplicado a onze professores de quatro escolas de educação básica da rede pública do município. Em linhas gerais, identificou-se que, na visão dos professores pesquisados, a indisciplina é considerada como um fator de desobediência às regras, e a culpa disso recai, muitas vezes, na escola, nos próprios professores, nos alunos e nas famílias. Percebemos que o diálogo, assim como o trabalho coletivo devem estar mais presentes no âmbito escolar, na busca de uma educação libertadora, pois só assim poderemos contribuir com a formação de cidadãos mais ativos e atuantes em nossa sociedade.
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