As possibilidades de um trabalho na escola que valorize a diversidade linguística dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20170Palavras-chave:
Diversidade Liguistica, Escola.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir alguns conceitos de linguagem e a partir deles tecer algumas considerações sobre o trabalho pedagógico que deve ser desenvolvido nas instituições escolares. Autores como Possenti (1996); Antunes (2007) destacam que a concepção de linguagem deixou de ser entendida na atualidade apenas como a expressão do pensamento para ser vista também como um instrumento de comunicação e interação no ato social. Sabemos que nossa realidade contempla uma diversidade cultural. Cada comunidade possui formas lingüísticas variadas, assim, não existe perante nosso país uma única forma de linguagem e a variação lingüística constitui-se em um fator cultural. Devemos ter claro que ao valorizarmos o conhecimento das diferentes culturas propiciamos que o aluno sinta-se realmente inserido no contexto social e tenha oportunidades de aprimorar sua língua e respectivamente buscar a garantia de seus direitos no contexto em que vive. Percebemos em linhas gerais, que ainda perpetuamos no contexto social uma grande desvalorização das diversas linguagens, com um ensino de mera reprodução e imposição do que achamos correto ensinar. O professor deve então estimular seus alunos, propiciar situações em que esses sujeitos tenham o desejo e a vontade de construir novos conhecimentos a partir de suas idéias, experiências e vivências. Assim o processo de aprendizagem se constituirá com a participação de todos os envolvidos a partir de projetos e atividades que busquem a construção de aprendizagens significativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fernanda Duarte Araújo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.