Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art05Palabras clave:
Formação Humana, Educação Física, Currículo, Formação de Professores, Perspectiva Crítico-SuperadoraResumen
Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-06
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Cómo citar
DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento; DA SILVA, André Luis Façanha; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 59–77, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719. Acesso em: 6 feb. 2026.


