Educação intercultural popular e a complexidade na Amazônia ribeirinha
análise do currículo oficial do município de Abaetetuba, Pará
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73867Palavras-chave:
Interculturalidade, Complexidade, Currículo, Educação Popular, Educação do CampoResumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do Documento Curricular do Município de Abaetetuba para os anos iniciais do ensino fundamental (DCMA-EF), no estado do Pará, configurado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O recorte objetivou investigar a relação entre a interculturalidade articulada com a teoria da complexidade como fundamentação teórica, no intuito de tecer relações com a educação popular ribeirinha. Tendo em vista a pluralidade e diversidade de culturas e saberes que coabitam a região amazônica, a educação amazônida defendida neste artigo constrói relações com princípios freireanos de educação popular e educação do campo, na perspectiva da educação ribeirinha. Desse modo, este estudo resulta de uma análise documental postulada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) e se ancora epistemologicamente na interculturalidade Freireana (1979; 1993; 2004; 2005) e na teoria da complexidade de Edgar Morin (2011; 2015). Os resultados apontam inconsistências na proposta pois não conseguem estabelecer uma relação dialógica entre as diversas culturas, sinalizando uma relação superficial com a interculturalidade. O DCMA-EF apresenta dificuldades em inter-relacionar a multidimensionalidade de saberes da Amazônia, fragilizando a concepção do currículo como uma unidade na diversidade, distanciando-se de uma perspectiva complexa de educação.
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