Educação intercultural popular e a complexidade na Amazônia ribeirinha

análise do currículo oficial do município de Abaetetuba, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73867

Palavras-chave:

Interculturalidade, Complexidade, Currículo, Educação Popular, Educação do Campo

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do Documento Curricular do Município de Abaetetuba para os anos iniciais do ensino fundamental (DCMA-EF), no estado do Pará, configurado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O recorte objetivou investigar a relação entre a interculturalidade articulada com a teoria da complexidade como fundamentação teórica, no intuito de tecer relações com a educação popular ribeirinha. Tendo em vista a pluralidade e diversidade de culturas e saberes que coabitam a região amazônica, a educação amazônida defendida neste artigo constrói relações com princípios freireanos de educação popular e educação do campo, na perspectiva da educação ribeirinha. Desse modo, este estudo resulta de uma análise documental postulada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) e se ancora epistemologicamente na interculturalidade Freireana (1979; 1993; 2004; 2005) e na teoria da complexidade de Edgar Morin (2011; 2015). Os resultados apontam inconsistências na proposta pois não conseguem estabelecer uma relação dialógica entre as diversas culturas, sinalizando uma relação superficial com a interculturalidade. O DCMA-EF apresenta dificuldades em inter-relacionar a multidimensionalidade de saberes da Amazônia, fragilizando a concepção do currículo como uma unidade na diversidade, distanciando-se de uma perspectiva complexa de educação.

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Biografia do Autor

  • Suellen Ferreira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Itaituba, Brasil; membro Grupo de Pesquisas e Estudos em Complexidade, Currículo Pós-Crítico, Inovação e Práticas Pedagógicas (GPECCIP/CNPq).

  • Ivana de Paula de Araújo Machado, Universidade Federal do Pará

    Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará, campus Belém, Brasil; bolsista Capes; membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Complexidade, Currículo Pós-Crítico, Inovação e Práticas Pedagógicas (GPECCIP/CNPq).

  • Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Pará, Brasil; vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica; líder do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Currículo Pós-Crítico, Inovação e Práticas Pedagógicas (GPECCIP/CNPq).

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

BARBOSA, Suellen Ferreira; MACHADO, Ivana de Paula de Araújo; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. Educação intercultural popular e a complexidade na Amazônia ribeirinha: análise do currículo oficial do município de Abaetetuba, Pará. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 42–61, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73867. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73867. Acesso em: 9 jul. 2025.