Identidade étnica e territorialidade no Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49572

Palavras-chave:

Territorialidade, Identidade étnica, Educação indígena, População Kaimbé

Resumo

O presente artigo propõe uma análise sobre a presença de características subjetivas, denotadoras de identidade, pertencimento e territorialidade nas atividades pedagógicas, planejadas, elaboradas e executadas por docentes do Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado. Como lastro dessas características, sustenta-se que o currículo sugerido e adotado pelos professores e as dinâmicas de legitimação da identidade indígena, propostas nas suas classes, respondem diretamente pelo diálogo entre as atividades desenvolvidas no cotidiano pedagógico da supracitada instituição escolar e a necessidade da comunidade de legitimar a sua identidade indígena Kaimbé, o seu pertencimento étnico e a sua territorialidade própria. À guisa de identidade metodológica, esta investigação subscreve-se à categoria de estudos de viés etnográfico. Possui um caráter iminentemente descritivo, com análise qualitativa. O recurso utilizado foi, basicamente, o cruzamento crítico das informações, obtidas da apropriação teórica e da observação participante.

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Biografia do Autor

Alfons Heinrich Altmicks, Universidade Católica do Salvador

Doutorando em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia, Brasil; professor RTC na Universidade Católica de Salvador, Bahia, Brasil.

Anayme Aparecida Canton, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; professora na Faculdade Zacarias de Góes, Bahia, Brasil.

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Publicado

13-03-2020

Como Citar

ALTMICKS, A. H.; CANTON, A. A. Identidade étnica e territorialidade no Colégio Estadual Indígena Dom Jackson Berenguer Prado. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 64–81, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49572. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49572. Acesso em: 26 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais