Desvendando letramentos
a transição para o ensino médio a partir do livro Singular & plural na educação do campo em Itupiranga, Pará
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73859Palabras clave:
Livro Didático, Educação do campo, Letramentos, Linguística AplicadaResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o capítulo dez, “O que sabemos e queremos do ensino médio”, inserido na composição do livro didático Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, e como ele contribui para o aprendizado de Língua Portuguesa dos estudantes de uma escola da zona rural de Itupiranga, Pará, na perspectiva dos letramentos. Para tal, foi realizada uma reflexão teórica sobre os letramentos (Soares, 2009; Ferraz, 2019; Ferreira; Costa; Demo, 2023; Stokes, 2002) em consonância com a linguística aplicada (Almeida, 2009; Monte Mor, 2015). Os resultados evidenciaram que o debate sobre a transição escolar é interessante e pode contribuir para essa passagem dos jovens dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio. Todavia, é essencial a (des)construção de alguns conceitos e paradigmas que reduzem os contextos reais de aprendizagem na educação do campo, bem como a necessidade de transgredir as limitações do livro didático.
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Referencias
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