Desvendando letramentos

a transição para o ensino médio a partir do livro Singular & plural na educação do campo em Itupiranga, Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73859

Palabras clave:

Livro Didático, Educação do campo, Letramentos, Linguística Aplicada

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o capítulo dez, “O que sabemos e queremos do ensino médio”, inserido na composição do livro didático Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem, e como ele contribui para o aprendizado de Língua Portuguesa dos estudantes de uma escola da zona rural de Itupiranga, Pará, na perspectiva dos letramentos. Para tal, foi realizada uma reflexão teórica sobre os letramentos (Soares, 2009; Ferraz, 2019; Ferreira; Costa; Demo, 2023; Stokes, 2002) em consonância com a linguística aplicada (Almeida, 2009; Monte Mor, 2015). Os resultados evidenciaram que o debate sobre a transição escolar é interessante e pode contribuir para essa passagem dos jovens dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio. Todavia, é essencial a (des)construção de alguns conceitos e paradigmas que reduzem os contextos reais de aprendizagem na educação do campo, bem como a necessidade de transgredir as limitações do livro didático.

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Biografía del autor/a

  • Gessica Gonçalves Santos Gracioli, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutoranda em Língua e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil; bolsista capes - o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

  • Laissy Taynã da Silva Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil; bolsista capes – o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

  • Jeane Aparecida Martins dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Mestranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil; coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino de Itupiranga, Pará, Brasil.

  • Elisa Borges de Alcântara Alencar, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil; membro do grupo de pesquisa Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (CNPq/USP), do grupo Linguagem, Educação e Sustentabilidade (LES/UFNT/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA/UFNT).

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Publicado

2025-01-14

Cómo citar

GRACIOLI, Gessica Gonçalves Santos; BARBOSA, Laissy Taynã da Silva; SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos; ALENCAR, Elisa Borges de Alcântara. Desvendando letramentos: a transição para o ensino médio a partir do livro Singular & plural na educação do campo em Itupiranga, Pará. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 21–41, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73859. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73859. Acesso em: 4 nov. 2025.