A formação corporal de estudantes de educação física para desenvolvimento de processos de alfabetização corporal na escola

narrativas de aprendizagens de uma prática educativa marcadamente freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73675

Palavras-chave:

Formação de professores, Alfabetização Corporal, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi registrar um ponto de vista sobre o processo de formação inicial de professoras/es, além de apresentar as narrativas das aprendizagens construídas na relação entre os saberes do professor-pesquisador e de suas/seus educandas/os ao longo do processo formativo. Adotamos a pesquisa qualitativa narrativa com a intenção de provocar nas/nos participantes o encontro com suas experiências e vivências no decorrer do processo formativo. O lócus de investigação foi um curso de Educação Física da (xxxx), contando com a participação de vinte e três discentes regularmente matriculados no quarto semestre, na disciplina de “Metodologia do Ensino da Educação Física”. A pesquisa evidenciou que não é possível estruturar processos educativos marcadamente corporais sem haver relação com a natureza e com a cultura. Mais do que isso, encontramos nas atividades humanas um terreno fértil para tematização e problematização das realidades concretas do mundo vivido pelas/os sujeitas/os. Concluímos que as atividades humanas permitem ir ao encontro de uma educação do corpo, uma educação que de fato eleja as/os educandas/os, com suas histórias, como seres aprendentes, como eixos norteadores de sua própria aprendizagem e os alfabetize corporalmente.

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Biografia do Autor

  • Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí, Brasil; coordenador do Laboratório de Alfabetização Corporal (LAC/UFPI/CNPq); integrante da equipe de pesquisadores da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, do Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq) e do Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física (CAÊ/UFPA/CNPq).

  • Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professor titular da Universidade Federal do Pará, Brasil; líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). 

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

CORREIA, Mesaque Silva; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. A formação corporal de estudantes de educação física para desenvolvimento de processos de alfabetização corporal na escola: narrativas de aprendizagens de uma prática educativa marcadamente freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 397–418, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73675. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73675. Acesso em: 18 abr. 2025.