A formação corporal de estudantes de educação física para desenvolvimento de processos de alfabetização corporal na escola
narrativas de aprendizagens de uma prática educativa marcadamente freireana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73675Palavras-chave:
Formação de professores, Alfabetização Corporal, Educação Física EscolarResumo
O objetivo deste estudo foi registrar um ponto de vista sobre o processo de formação inicial de professoras/es, além de apresentar as narrativas das aprendizagens construídas na relação entre os saberes do professor-pesquisador e de suas/seus educandas/os ao longo do processo formativo. Adotamos a pesquisa qualitativa narrativa com a intenção de provocar nas/nos participantes o encontro com suas experiências e vivências no decorrer do processo formativo. O lócus de investigação foi um curso de Educação Física da (xxxx), contando com a participação de vinte e três discentes regularmente matriculados no quarto semestre, na disciplina de “Metodologia do Ensino da Educação Física”. A pesquisa evidenciou que não é possível estruturar processos educativos marcadamente corporais sem haver relação com a natureza e com a cultura. Mais do que isso, encontramos nas atividades humanas um terreno fértil para tematização e problematização das realidades concretas do mundo vivido pelas/os sujeitas/os. Concluímos que as atividades humanas permitem ir ao encontro de uma educação do corpo, uma educação que de fato eleja as/os educandas/os, com suas histórias, como seres aprendentes, como eixos norteadores de sua própria aprendizagem e os alfabetize corporalmente.
Downloads
Referências
ARROYO, M.; SILVA, M. R. (org.). Corpos infâncias: exercícios tensos de ser criança, por pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.
CORREIA, M. S. (org.). Estágio supervisionado como lugar de fala do licenciando em educação física: narrativas de aprendizagens. Teresina: Adufpi, 2019.
CORREIA, M. S. A pedagogia do corpo oprimido como via para alfabetização corporal da criança. Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1559-1572, 2020. DOI 10.22633/rpge.v24i3.14170. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14170. Acesso em: 20 ago. 2024.
CORREIA, M. S. Amazonizando o currículo crítico-libertador da educação física: cartografias desejantes de estudantes da Amazônia paraense. In: BOSSLE, F.; PRÓDOCIMO, E.; MALDONADO, D. T. (org.). As experiências da Teoria Crítico-Libertadora da Educação Física Escolar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2024. p. 106-129.
CORREIA, M. S.; BORGES, C. N. F. Alfabetização corporal: nova perspectiva para o ensino da Educação Física na escola. Olhares & Trilhas, Uberlândia. v. 26, n. 2. p. 1-24, 2024. DOI 10.14393/OT2024v26.n.2.72355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72355. Acesso em: 20 jul. 2024.
DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2008.
FERREIRA, N. C. A dança folclórica como cultura popular: uma proposta de ensino nas aulas de Educação Física. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7560. Acesso em: 15 jul. 2024.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2003a.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 2001.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1985.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
NOGUEIRA, A. (org.). Reencontrar o corpo: ciência, arte, educação e sociedade. Taubaté: Cabral, GEIC, 1996.
SANTOS, R. C. E. Pedagogia da transgressão: um caminho para o autoconhecimento. São Paulo: Ed. Revista, 2011.
VENÂNCIO, L.; BETTI, M. Narrativas de aprendizagem de uma professora-pesquisadora de Educação Física. In: SANCHES NETO, L.; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; FREIRE, E. S. (org.). Educação física escolar: diferentes olhares para processos formativos. Curitiba: CRV, 2017. p. 48-65.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mesaque Silva Correia, Carlos Nazareno Ferreira Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.