As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação atreladas à preservação e difusão da cultura popular brasileira na educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72796Palavras-chave:
Cultura popular, Ensino, Aprendizagem, TDICResumo
No contexto atual da história de evolução da humanidade, várias transformações e mudanças nos são apresentadas acerca dos mais diferentes aspectos, principalmente impulsionados pelo meio digital. Dessa forma, vários autores têm apontado a necessidade e prioridade de ampliar as pesquisas sobre as mais diferentes perspectivas, em torno do processo de ensino e aprendizagem atrelados ao uso de tecnologias. Nesse sentido, buscou-se, por meio deste artigo, analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), atreladas à preservação e difusão da cultura popular brasileira no campo educacional. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram analisados de maneira crítica e interpretativa. Evidenciou-se, por meio desta investigação científica, que as TDIC podem ser artefatos fundamentais tanto para a preservação quanto para a difusão de todos os saberes, entre eles, a cultura popular. Ademais, possibilita-se (re)descobrir novas e outras práticas que podem potencializar a cultura popular brasileira no âmbito educacional.
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