Educação popular e controle social na saúde

perspectivas para Conselhos municipais

Autores

  • Lucas Andrade de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-4443-2393
  • Maria das Graças Duarte de Andrade Neta Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luan Caio Andrade de Morais Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72189

Palavras-chave:

Educação Popular, Controle Social, Conselhos Municipais, Sistema Único de Saúde

Resumo

Realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura no período de 2013 a 2023, nas plataformas de periódicos Capes e BVS, este estudo busca identificar a relação entre educação popular e controle social na saúde, focando nos Conselhos municipais de saúde como agentes fundamentais. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, a educação popular emerge como perspectiva prático-teórica para empoderar conselheiros e comunidade, impulsionando uma participação efetiva no processo de aprendizagem. A literatura revisada destaca a relevância dos Conselhos, mas alerta para distanciamentos e ênfase excessiva em questões administrativas. A educação popular surge como prática transformadora, capacitando atores e fortalecendo a participação ativa. Seus princípios, aplicados nos Conselhos, contribuem para uma atuação mais crítica, eficaz e democrática. Este estudo sugere a necessidade de abordagens participativas e emancipatórias para fortalecer o Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Lucas Andrade de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria das Graças Duarte de Andrade Neta, Universidade Cruzeiro do Sul

Especialista em Saúde Coletiva na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil.

Luan Caio Andrade de Morais, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

MORAIS, L. A. de; ANDRADE NETA, M. das G. D. de; MORAIS, L. C. A. de. Educação popular e controle social na saúde: perspectivas para Conselhos municipais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 22–46, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72189. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72189. Acesso em: 14 out. 2024.