Entre passos e sombrinhas
a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-70602Palavras-chave:
Dança, Frevo, Prática educacional, Teoria das representações sociaisResumo
Este artigo trata das representações sociais dos professores da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, situada na cidade do Recife/PE. De caráter qualitativo e descritivo, o estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os quatro professores que compõem a equipe docente da escola, tendo a técnica corporal da dança frevo como o principal foco de atenção e elemento de confluência profissional. As falas provenientes das referidas entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1977), para identificar as unidades de significação e se constituir como fonte de referência à Teoria das Representações Sociais. Além dos aspectos culturais de matriz africana, a dança frevo, enquanto prática educativa, faz parte da história de vida dos professores, que verbalizam o sentimento de pertencimento a uma territorialidade e identidade profissional e social, bem como gera um sentimento de gratidão por tudo que a escola lhes proporcionou.
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