Entre passos e sombrinhas

a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70602

Palavras-chave:

Dança, Frevo, Prática educacional, Teoria das representações sociais

Resumo

Este artigo trata das representações sociais dos professores da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, situada na cidade do Recife/PE. De caráter qualitativo e descritivo, o estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os quatro professores que compõem a equipe docente da escola, tendo a técnica corporal da dança frevo como o principal foco de atenção e elemento de confluência profissional. As falas provenientes das referidas entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1977), para identificar as unidades de significação e se constituir como fonte de referência à Teoria das Representações Sociais. Além dos aspectos culturais de matriz africana, a dança frevo, enquanto prática educativa, faz parte da história de vida dos professores, que verbalizam o sentimento de pertencimento a uma territorialidade e identidade profissional e social, bem como gera um sentimento de gratidão por tudo que a escola lhes proporcionou.

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Biografia do Autor

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Edilson Fernandes Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade do Porto, Portugal; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

José Luís Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Márcio Mateus Ferreira de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

AQUINO, F. C. de O. B.; SOUZA, E. F.; SIMÕES, J. L.; AQUINO, M. M. F. de. Entre passos e sombrinhas: a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 149–171, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70602. Acesso em: 22 jul. 2024.

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