Entre passos e sombrinhas

a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70602

Palavras-chave:

Dança, Frevo, Prática educacional, Teoria das representações sociais

Resumo

Este artigo trata das representações sociais dos professores da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, situada na cidade do Recife/PE. De caráter qualitativo e descritivo, o estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os quatro professores que compõem a equipe docente da escola, tendo a técnica corporal da dança frevo como o principal foco de atenção e elemento de confluência profissional. As falas provenientes das referidas entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1977), para identificar as unidades de significação e se constituir como fonte de referência à Teoria das Representações Sociais. Além dos aspectos culturais de matriz africana, a dança frevo, enquanto prática educativa, faz parte da história de vida dos professores, que verbalizam o sentimento de pertencimento a uma territorialidade e identidade profissional e social, bem como gera um sentimento de gratidão por tudo que a escola lhes proporcionou.

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Biografia do Autor

  • Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

  • Edilson Fernandes Souza, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade do Porto, Portugal; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

  • José Luís Simões, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

  • Márcio Mateus Ferreira de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

AQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento; SOUZA, Edilson Fernandes; SIMÕES, José Luís; AQUINO, Márcio Mateus Ferreira de. Entre passos e sombrinhas: a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 149–171, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70602. Acesso em: 26 mar. 2025.

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