Entre passos e sombrinhas
a representação social dos professores da Escola de Frevo do Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-70602Palavras-chave:
Dança, Frevo, Prática educacional, Teoria das representações sociaisResumo
Este artigo trata das representações sociais dos professores da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, situada na cidade do Recife/PE. De caráter qualitativo e descritivo, o estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os quatro professores que compõem a equipe docente da escola, tendo a técnica corporal da dança frevo como o principal foco de atenção e elemento de confluência profissional. As falas provenientes das referidas entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (1977), para identificar as unidades de significação e se constituir como fonte de referência à Teoria das Representações Sociais. Além dos aspectos culturais de matriz africana, a dança frevo, enquanto prática educativa, faz parte da história de vida dos professores, que verbalizam o sentimento de pertencimento a uma territorialidade e identidade profissional e social, bem como gera um sentimento de gratidão por tudo que a escola lhes proporcionou.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. Nascimento do Passo. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/. Acesso em: 25 nov. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Ed. Porto, 1994.
CAPIBA. É Frevo, meu bem. Recife: Frevo-Canção, 78rpm Continental, 1951. Disco n. 16.322-A.ELIAS, N.; DUNNING, E. Deporte y ocio en el proceso de la civilizacion. 2. ed. Tradução de Purificación Jiménez. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
DURKHEIM, É. Educação e sociologia com um estudo da obra de Durkheim pelo Profº Paul Fauconnet. Tradução de Lourenço Filho. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
EAKIN, P. J. Vivendo autobiograficamente: a construção da identidade na narrativa. Tradução de Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
GARAUDY, R. Dançar a vida. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GEHRES, A. F.; BRASILEIRO, L. T. Frevo/Passo – Uma alegria urbana e tensa: como ensinar? Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, out./dez. 2014. DOI 10.5216/rpp.v17i4.30306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306. Acesso em: 4 mar. 2024.
GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em http:// http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034. Acesso em: 14 dez. 2023.
GONZÁLEZ, X. M. S.; MONTEAGUDO, D. G. Representações escolares de conhecimento geográfico. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 49, p. 11-36, jul./set. 2018. DOI 10.21680/1981-1802.2018v56n49ID15773. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15773/10706. Acesso em: 16 maio 2021.
JODELET, D. Ponto de vista: sobre o movimento das representações sociais na comunidade científica brasileira. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p. 19-26, jun. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2011000100003 Acesso em: 22 maio 2021.
JODELET, D. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Tradução de Luciano Loprete. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 314-327, abr./jun. 2015. DOI 10.1590/198053143203. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v45n156/1980-5314-cp-45-156-00314.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.
KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MICHILES, J.; VALENÇA, A. Me segura que senão eu caio. Recife: RCA Records, 1986, Álbum Rubi, formato LP.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
OLIVEIRA, V. Frevo, Capoeira e Passo. Recife: CEPE - Companhia Editora de Pernambuco, 1971.
PÉREZ, V. M. O. Pedagogía social y educación social. Revista Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 59, p. 1-22, jan./mar. 2021. DOI 10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24018. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/24018/13834. Acesso em: 13 maio 2021.
QUEIROZ, L. A. Guerreiros do Passo: multiplicar para resistir. 2009. Monografia de Especialização – Centro Universitário Frassinetti do Recife, Recife, 2009.
SÊGA, R. A. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90, Porto Alegre, v. 8, n. 13, jul. 2000. DOI 10.22456/1983-201X.6719. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/6719. Acesso em: 4 mar. 2024.
SILVA, C. B.; CARMO, G. T.; SILVA, A; M. Breves observações sobre a teoria das representações sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 6, n. 2, p. 59- 70, dez. 2015. DOI 10.5433/2236-6407.2015v6n2p59. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072015000200005. Acesso em: 4 mar. 2024.
SOUZA, E. F. À Luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e política. 2020. Tese (Promoção para classe E – Professor Titular) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314. Acesso em: 16 maio 2021.
SOUZA, E. F. Representações de afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos-atores. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008.
SUCCI, M. A. A. Inovação pedagógica: um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges. Recife - Pernambuco – Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais, Universidade da Madeira, Madeira, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/1022. Acesso em: 4 mar. 2024.
TELES, J. O Frevo gravado: de Borboleta não é ave a passo de anjo. Recife: Bagaço, 2015.
VICENTE, A. V. Entre a ponta de pé e calcanhar: reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e dança no Recife. Recife: Ed. Universitária da UFPE; Olinda: Ed. Associação Reviva, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Edilson Fernandes Souza, José Luís Simões, Márcio Mateus Ferreira de Aquino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.