Sistema de cotas

a perspectiva dos professores do Instituto Federal de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69359

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Política pública, Inclusão social

Resumo

Este artigo investiga o sistema de cotas. Considerado por muitos uma política pública de difícil aplicabilidade, há também aqueles que a consideram uma importante ferramenta de inclusão social. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário e a análise foi realizada considerando as respostas dos professores participantes. Os resultados indicaram que os professores veem o sistema de cotas como um instrumento de inclusão social. Logo, a conclusão foi que essa política pública seja mais discutida e ampliada, demonstrando um caminho de possibilidades e avanços, permitindo a democratização do ensino para os cidadãos de diferentes classes sociais, lugares e cenários.

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Biografia do Autor

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Rede Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora da rede municipal de educação de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

 

 

Marcio Mateus Ferreira de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; assistente em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife, Brasil.

Elicia Barros Guerra Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

Tulane Silva de Souza Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

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