As contribuições do Movimento Nacional por uma Educação do Campo na construção de políticas públicas para as escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67972

Palavras-chave:

Movimentos sociais camponeses, Educação do campo, Políticas públicas, Escolas do campo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Movimento Nacional por uma Educação do Campo na construção de políticas públicas para as escolas do campo da década de 1990 até os dias atuais. Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica embasada nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Arroyo (2007), Borges (2007), Caldart (2012), Fernandes, Cerioli e Caldart (2011), Munarim (2008) e outros; e pesquisa documental a partir do Parecer do CNE nº 36/2001 relativo às Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, Resolução CNE/CEB, nº 1, de 3 abril de 2002, Decreto Federal nº 7.352, de 4 de novembro de 2010a, Portaria nº 86, de 1 de fevereiro de 2013. Conclui-se que o Movimento Nacional por uma Educação do Campo vem contribuindo na construção de políticas públicas para as escolas do campo, na perspectiva de emancipação humana e de um projeto de educação contra-hegemônico para a classe trabalhadora camponesa.

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Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil; bolsista FAPEAM; membro do Grupo de Pesquisas e Estudo "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as na Amazônia" (CNPq). 

Erivelton de Souza Mendonça , Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil; professor substituto na mesma instituição; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas (CANOA). 

Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil; bolsista FAPEAM; professor formador da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Amazonas, Brasil.

Soliana de Souza e Souza , Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as no Contexto Amazônico".

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil; professora na mesma instituição.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SOUZA, Érica de S. e; MENDONÇA , E. de S.; NASCIMENTO, G. R. do; SOUZA , S. de S. e; BORGES, H. da S. As contribuições do Movimento Nacional por uma Educação do Campo na construção de políticas públicas para as escolas do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 197–221, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67972. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67972. Acesso em: 28 dez. 2024.