O brincar na educação infantil
práticas pedagógicas a partir da Psicologia Histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-66729Palavras-chave:
Infância, Brincar, Psicologia sócio-histórica, DocênciaResumo
O presente texto objetiva apresentar apontamentos sobre os princípios que fundamentam a relevância do brincar para a formação das crianças e abordar discussões a respeito da organização de práticas docentes com vias a essa atividade principal na infância. A natureza da pesquisa é qualitativa, e a opção teórico-metodológica se fundamenta na Psicologia Histórico-cultural. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica, na qual buscamos apreender a função e a importância das brincadeiras de papéis sociais e outras ações do brincar para o desenvolvimento humano, em especial no período de escolarização. Para isso, selecionamos artigos e pesquisas publicadas em periódicos nacionais, bem como realizamos consultas em referenciais clássicos relacionados à área. A partir do referencial epistemológico da perspectiva supracitada, elencamos os principais conceitos que fundamentam essa teoria para consolidarmos princípios à atividade docente com vias ao desenvolvimento humano. Em linhas gerais, identificamos que as profissionais da Educação Infantil são responsáveis por planejar e organizar situações voltadas à diversidade de experiências, para promover e enriquecer o repertório de brincadeiras simbólicas e que as ações de ensino devem ser intencionalmente organizadas para promover o brincar como atividade principal na infância e criar condições para um desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades.
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