Construção de um percurso metodológico

são os passos que fazem o caminho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62849

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Pesquisa participativa baseada na comunidade, Terrritório sociocultural, Saúde coletiva, Diário

Resumo

O objetivo deste trabalho é sistematizar e discutir a construção coletiva de um percurso metodológico para implementação de duas pesquisas em territórios de alta vulnerabilidade, trazendo para reflexão os limites, os desafios e as potencialidades apreendidos nesse processo. A abordagem referenciada na pesquisa participante possibilitou a construção de informações qualitativas por meio de um trabalho de campo simultâneo de duas pesquisas em diferentes territórios, buscando no diálogo a construção de autonomia com os atores/autores das comunidades. Diferentes ferramentas foram utilizadas e a produção de diários foi fundamental para possibilitar o registro do percurso das pesquisas e refletir com as realidades presentes nos territórios para construção dos sete passos percorridos. A pesquisa participante se reafirmou como um espaço ético-político, crítico, promotor de encontros e de cuidado para promover a transformação social.

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Biografia do Autor

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo, Campus da Baixada Santista, São Paulo, Brasil; integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde.

Lia Thieme Oikawa Zangirolani, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, São Paulo, Brasil; integrante do Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas.

Lais Helena Dutra, Universidade Cidade de São Paulo

Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professora assistente da Universidade da Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Danilo de Miranda Anhas, Faculdade Nove de Julho

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal; professor da Universidade Nove de Julho, Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Carlos Roberto de Castro-Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Ciências Sociais na University of Western Ontario, Canadá; professor associado da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, São Paulo, Brasil; coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre a Desigualdade Social (LeDs).

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

PEZZATO, L. M.; ZANGIROLANI, L. T. O.; DUTRA, L. H.; ANHAS, D. de M.; CASTRO-SILVA, C. R. de. Construção de um percurso metodológico: são os passos que fazem o caminho. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 55–77, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62849. Acesso em: 21 dez. 2024.