O coordenador pedagógico em espaços de educação não formal

um estudo em pré-vestibulares populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60020

Palavras-chave:

Gestão, Educação não formal, Democratização

Resumo

A luta pela democratização do acesso ao ensino superior obteve resultados significativos, em termos de políticas públicas, nas últimas três décadas. No entanto, outras formas de engajamento social fazem parte desse cenário, como os Pré-Vestibulares Populares (PVP). O presente estudo buscou compreender como a gestão se organiza nesses espaços, especialmente a partir do papel dos coordenadores pedagógicos. Quanto à metodologia, realizou-se aplicação de questionário com oito coordenadores de quatro PVP, com o intuito de obter informações acerca dos PVP e de suas funções enquanto gestores, através do olhar desses próprios sujeitos. Ao final, evidenciou-se que a atuação dos coordenadores busca alcançar os objetivos do projeto dos pré-vestibulares para que os estudantes possam ingressar na universidade, mas, principalmente, com a formação humana e cidadã, para se tornarem pessoas atuantes na sociedade, críticas e autônomas.

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Biografia do Autor

Juliana Munhoz Mendonça, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Geografia na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; bolsista CAPES.

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Tri-Vérice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

MENDONÇA, J. M.; LEITE, V. F. A. . O coordenador pedagógico em espaços de educação não formal: um estudo em pré-vestibulares populares. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 212–231, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60020. Acesso em: 25 dez. 2024.