Interiorização e revolução

o acesso à educação pública superior na Zona da Mata Sul Pernambucana como meio de transformação dos estudantes

Autores

  • Lwdmila Constant Pacheco Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52349

Palavras-chave:

Educação, Politização, Interiorização, Transformação

Resumo

O acesso à educação superior no Brasil sempre foi restrito a uma minoria privilegiada. A partir do ano de 2004, o governo federal e os estaduais intensificaram o processo de interiorização do ensino superior. Tal processo de planejamento e implementação contém falhas e atropelos, mas também conquistas e desenvolvimento nas cidades contempladas. Pretendemos, neste trabalho, demonstrar os desdobramentos de tal acesso na vida das comunidades atendidas por meio das narrativas de discentes do curso de Serviço Social, todas do sexo feminino, da cidade de Palmares, em Pernambuco. Utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos, nos valendo da perspectiva da etnobiografia. A escassez de estrutura física e humana precariza o ensino na região, mas há uma indiscutível transformação da população atendida por conta do impacto da universidade pública e do acesso à educação superior gratuita.

 

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Biografia do Autor

Lwdmila Constant Pacheco, Universidade de Pernambuco

Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil; professora assistente da Universidade de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

PACHECO, L. C. Interiorização e revolução: o acesso à educação pública superior na Zona da Mata Sul Pernambucana como meio de transformação dos estudantes . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 137–156, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais