Interiorização e revolução

o acesso à educação pública superior na Zona da Mata Sul Pernambucana como meio de transformação dos estudantes

Autores

  • Lwdmila Constant Pacheco Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52349

Palavras-chave:

Educação, Politização, Interiorização, Transformação

Resumo

O acesso à educação superior no Brasil sempre foi restrito a uma minoria privilegiada. A partir do ano de 2004, o governo federal e os estaduais intensificaram o processo de interiorização do ensino superior. Tal processo de planejamento e implementação contém falhas e atropelos, mas também conquistas e desenvolvimento nas cidades contempladas. Pretendemos, neste trabalho, demonstrar os desdobramentos de tal acesso na vida das comunidades atendidas por meio das narrativas de discentes do curso de Serviço Social, todas do sexo feminino, da cidade de Palmares, em Pernambuco. Utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos, nos valendo da perspectiva da etnobiografia. A escassez de estrutura física e humana precariza o ensino na região, mas há uma indiscutível transformação da população atendida por conta do impacto da universidade pública e do acesso à educação superior gratuita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lwdmila Constant Pacheco, Universidade de Pernambuco

Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil; professora assistente da Universidade de Pernambuco, Brasil.

Referências

ANDRADE, M. E. Universidades estaduais no contexto de expansão do ensino superior. In: SIMPÓSIO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPAE, 2011. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0357.pdf.

BADOFSKY, T. Consequências do Impeachment é o aumento da incerteza econômica, diz analista. Jornal do Brasil. Caderno País. 6 de dezembro de 2015. Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/12/06/consequencia-do-impeachment-e-o-aumento-da-incerteza-economica-diz-analista/. Acesso em: 20 mar. 2020.

BEZERRA, G. Memória, segunda parte: 1946-1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

BRASIL. Censo da Educação Superior: 2008. Brasília: INEP, 2009.

CASTRO, J. Geografia da fome: O dilema brasileiro – pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.

DABAT, C. Moradores de engenho: relações de trabalho e condições de vida dos trabalhadores rurais na zona canavieira de Pernambuco segundo a literatura, a academia e os próprios atores sociais. Recife: Editora da UFPE, 2007.

DELGADO, L. A. N. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade, Brasília, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010. Doi: 10.1590/S0101-73302010000300003.

FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora, MG: Editora da UFJF, 2005.

FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GALEANO, E. Veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GISI, M. L.; ENS, R. T. Política de acesso à educação superior: por que avaliar? Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 44, p.173-193, jan./abr. 2015. Doi: 10.7213/dialogo.educ.15.044.DS08.

GOERGEN, P. Pós-modernidade, ética e educação. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

GRAMSCI, A. Dos cadernos miscelâneos: passado e presente. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 4. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LIRA, J. C. B. Comunistas em Pernambuco: Palmares e o Golpe Civil Militar de 1964. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, HISTORIOGRAFIA, PESQUISA E PATRIMÔNIO, 5., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: UNICAP, 2011. p. 1.015-1.028.

MACENO, T. E. (Im)possibilidades e limites da universalização da educação sob o capital. 2005. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, 2005.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

MORROW, R. A; TORRES, C. A. Estado, globalização e políticas educacionais. In: BURBULES, N; TORRES, C. A. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

NASCIMENTO, E. F.; ROCHA, I. L. Políticas públicas no interior do Brasil: do coronelismo ao clientelismo. In: DIÓGENES, E. M. N.; GOMES, M. G. C.; SILVA, W. C. M. (org.). Políticas públicas de educação: olhares transversais. Curitiba: CRV, 2016.

NASCIMENTO, F. S.; HELAL, D. H. Expansão e interiorização das universidades federais: uma análise do processo de implementação do campus do Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba. G.U.A.L., Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 45-67, jan. 2015. Doi: 10.5007/1983-4535.2015v8n1p45.

SANTOS, B. S. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, M. O. S. Pesquisa avaliativa: aspectos teórico-metodológicos. São Paulo: Veras, 2008.

VIEIRA, R. Etnobiografias e descoberta de si: uma proposta da antropologia da educação para a formação de professores para a diversidade cultural. Pro-posições, Unicamp, v. 24, n. 2, p. 109-123, maio/ago 2013. Doi: 10.1590/S0103-73072013000200009.

Downloads

Publicado

01-09-2020

Como Citar

PACHECO, L. C. Interiorização e revolução: o acesso à educação pública superior na Zona da Mata Sul Pernambucana como meio de transformação dos estudantes . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 137–156, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52349. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais