Quando a socióloga quer ser professora
autocriação na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-51363Palavras-chave:
Autocriação, Docência, Jovem aprendizResumo
O presente relato tem por objeto o curso de formação profissional jovem aprendiz de uma empresa qualificadora localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O texto pensa a professora e suas potências, a partir de movimentos que habitam e preenchem seu cotidiano. Dessa forma, cada um cria para si o que se conhece, como uma autocriação docente, na qual toma o que é dos outros como uma experimentação didática, não há uma identidade na docência, há um movimento identitário que não se priva das diferenças. A pesquisa busca colocar em cena as cenas ficcionais de um real da aula, para, a partir dessas materialidades conceber afecções no âmbito da docência. Para tanto se vale do método biografemático, e da filosofia da diferença em educação. O que funcionou no fazer docente dessa aula, o que é que funciona, os elementos que compõem uma/a aula que funciona, uma sociografia das afecções.
Downloads
Referências
COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Altera Altera os dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. Diário Oficial da União, 20 dez. 2000.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIDDENS, A. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2005.
KLINGER, D. Literatura e ética: da forma a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
LAHIRE, B. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia?. In: GONÇALVES, D. N. (org.). Sociologia e juventude no ensino médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 15-30.
MORAES, A. C.; GUIMARÃES, E. F. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, A. C. (coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 45-62.
MOTA, K. C. C. S. Os lugares da Sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 29, p. 88-107, maio-ago. 2005. Doi: 10.1590/S1413-24782005000200008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.