O ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais

Autores

  • Antônio Augusto Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Daniella Santos Alves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Amanda de Souza Alves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Mara Laudelina Pereira dos Santos Pinto Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20275

Resumo

A presente construção textual se propõe elaborar uma reflexão crítica sobre as possíveis interfaces entre o ensino de Sociologia e as demais disciplinas do Ensino Médio, em uma unidade-caso específica, a Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia-MG. O estudo conservador, das disciplinas isoladas, limita o conhecimento do aluno e torna a aprendizagem desmotivadora e fragmentada. Já na prática interdisciplinar, as disciplinas se complementam, cooperam entre si e é possível relacionar os temas escolares com a realidade cotidiana dos discentes. Nesse sentido, a pesquisa é elaborada por meio de um caráter exploratório, assim partir desta investigação outros profissionais poderão perceber dificuldades e acertos no trabalho com a interdisciplinaridade, o que contribui para efetivação de soluções viáveis na prática docente e na elaboração dos projetos pedagógicos, no que concerne à Sociologia e suas pontes interdisciplinares com os demais componentes curriculares. Esse estudo se ateve à análise do projeto político-pedagógico da referida instituição, com intuito de observar se o próprio contempla a interdisciplinaridade. Além disso, complementando a análise documental com a observação de campo, assistimos e analisamos as aulas de Sociologia, no período de duas semanas, em meados de 2011.

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Biografia do Autor

  • Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
    Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Uberlândia.
  • Daniella Santos Alves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
    Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional Ciências Sociais.
  • Amanda de Souza Alves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
    Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Sociologia (PIBID/UFU).
  • Mara Laudelina Pereira dos Santos Pinto, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
    Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional Ciências Sociais.

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Publicado

14-02-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GONÇALVES, Antônio Augusto Oliveira; ALVES, Daniella Santos; ALVES, Amanda de Souza; PINTO, Mara Laudelina Pereira dos Santos. O ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20275. Acesso em: 29 mar. 2025.