O ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais

Autores

  • Antônio Augusto Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Daniella Santos Alves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Amanda de Souza Alves Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais
  • Mara Laudelina Pereira dos Santos Pinto Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20275

Resumo

A presente construção textual se propõe elaborar uma reflexão crítica sobre as possíveis interfaces entre o ensino de Sociologia e as demais disciplinas do Ensino Médio, em uma unidade-caso específica, a Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia-MG. O estudo conservador, das disciplinas isoladas, limita o conhecimento do aluno e torna a aprendizagem desmotivadora e fragmentada. Já na prática interdisciplinar, as disciplinas se complementam, cooperam entre si e é possível relacionar os temas escolares com a realidade cotidiana dos discentes. Nesse sentido, a pesquisa é elaborada por meio de um caráter exploratório, assim partir desta investigação outros profissionais poderão perceber dificuldades e acertos no trabalho com a interdisciplinaridade, o que contribui para efetivação de soluções viáveis na prática docente e na elaboração dos projetos pedagógicos, no que concerne à Sociologia e suas pontes interdisciplinares com os demais componentes curriculares. Esse estudo se ateve à análise do projeto político-pedagógico da referida instituição, com intuito de observar se o próprio contempla a interdisciplinaridade. Além disso, complementando a análise documental com a observação de campo, assistimos e analisamos as aulas de Sociologia, no período de duas semanas, em meados de 2011.

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Biografia do Autor

Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Uberlândia.

Daniella Santos Alves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional Ciências Sociais.

Amanda de Souza Alves, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Sociologia (PIBID/UFU).

Mara Laudelina Pereira dos Santos Pinto, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Sociais

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional Ciências Sociais.

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Publicado

14-02-2013

Como Citar

GONÇALVES, A. A. O.; ALVES, D. S.; ALVES, A. de S.; PINTO, M. L. P. dos S. O ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20275. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais