Imagens de luta (2013-2015) - "Terra, vida, justiça e demarcação"
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v3n1a2016-07Resumen
Este artigo visa compartilhar o projeto de pesquisa intitulado Imagens de Luta (2013-2015): "Terra, Vida, Justiça e Demarcação". O projeto se propõe a coletar imagens dos Povos Originários da região geográfica que veio a se chamar Brasil num contexto específico: o de suas performances em situação de conflito com as políticas públicas do agronegócio. As imagens selecionadas receberão tratamento textual, tendo como modelo o catálogo Kriegsfibel [ABC da Guerra] de Bertolt Brecht.
Palavras-chave: povos originários do Brasil, agitprop, pedagogia, PEC 215.
Descargas
Citas
BAITELO, Ricardo. Tapajós Livre: não à construção de hidrelétricas na Amazônia. 27 de nov de 2014. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/TapajosLivrenaoaconstrucaodehidreletricasnaAmazonia/. Acesso em: 29 de janeiro de 2016.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história, p. 222-232. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CHAMORRO, Graciela. Terra Madura, yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados: Editora da UFGD, 2008.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO (CIMI). Relatório Violência contra os povos indígenas do Brasil
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imagenes tomán posición. El ojo de la historia, I. Tradução de Inés Bértolo. Madrid: Antônio Machado Libros, 2008.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).