Rousseau e o espetáculo do paradoxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Paradoxo, Política, Rousseau

Resumo

Resumo: O presente estudo[1] discute a relação entre política e educação na obra de Jean-Jacques Rousseau a partir de autores que constituem a recepção crítica da obra do filósofo. Destarte, apresenta elementos da vida e da obra do autor genebrino. Expõe eixos fundamentais da ideia de contratualismo ou jusnaturalismo. Discorre, precipuamente, acerca das teses de Rousseau atinentes à confluência entre Do Contrato Social (reflexão política) e o Emílio ou da Educação (reflexão educacional). Exibe a ideia de paradoxo da liberdade presente na teoria política de Rousseau. Aponta para os desdobramentos deste paradoxo na reflexão educacional do autor, mormente nos dois primeiros livros do Emílio, pelo princípio de educação negativa.

Palavras-chave: Rousseau; Educação; Política; Liberdade; Paradoxo

Rousseau and the paradox of the spectacle

Abstract: The present study discusses the relationship between politics and education in the Jean-Jacques Rousseau’work from authors who constitute the critical reception of this philosopher's work. By the way, show elements of the life and work of the Genevan author. It exposes fundamental axes of the idea of contractualism or jusnaturalism. It discusses Rousseau's theses concerning the confluence between The Social Contract (political reflection) and Emílio or Education (educational reflection). It shows the idea of the paradox of freedom present in Rousseau's political theory. It points to the unfolding of this paradox in the educational reflection of this author, especially in the first two books of the Emílio, by the negative education’principle.

Keywords: Education; Freedom; Paradox; Politics; Rousseau

 

[1] Este estudo toma como ponto de partida as reflexões de Cassirer (1954) Chapan (1956), Cotta (1964) e Coletti (1972) que, no Brasil, encontram ressonância em Salinas Fortes (1997) Marques (2010) e Dos Santos (2017) acerca da ideia de paradoxo da liberdade em Rousseau. A propósito, o título faz referência direta ao trabalho de Salinas Fortes, intitulado “Paradoxos do Espetáculo” (1997).

 

Data de registro: 15/12/2018

Data de aceite: 06/09/2019

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Santos da Silva, Escola de Educação Básica – UFU (ESEBA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor em Escola de Educação Básica – UFU (ESEBA). E-mail: mauro.filos@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0950517148708553. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3699-7661.

Marcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: danelon@faced.ufu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301932501639244. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0416-7273.

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

DA SILVA, M. S. S.; DANELON, M. Rousseau e o espetáculo do paradoxo. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 4, n. 8, p. 275–294, 2020. DOI: 10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/46368. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos