Rousseau e o espetáculo do paradoxo

Autores

  • Mauro Sérgio Santos da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Marcio Danelon Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Paradoxo, Política, Rousseau

Resumo

*Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: mauro.filos@hotmail.com.

* Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  E-mail: danelon@faced.ufu.br.

Rousseau e o espetáculo do paradoxo

Resumo: O presente estudo discute a relação entre política e educação na obra de Jean-Jacques Rousseau a partir de autores que constituem a recepção crítica da obra do filósofo. A propósito, apresenta elementos da vida e da obra do autor genebrino. Expõe eixos fundamentais da ideia de contratualismo ou jusnaturalismo. Discorre acerca das teses de Rousseau atinentes à confluência entre Do Contrato Social (reflexão política) e o Emílio ou da Educação (reflexão educacional). Exibe a ideia de paradoxo da liberdade presente na teoria política de Rousseau. Aponta para os desdobramentos deste paradoxo na reflexão educacional do autor, especialmente nos dois primeiros livros do Emílio, pelo princípio de educação negativa.

Palavras-chave: Educação. Liberdade. Paradoxo. Política. Rousseau.

Rousseau and the paradox of the spectacle

Abstract: The present study discusses the relationship between politics and education in the Jean-Jacques Rousseau’work from authors who constitute the critical reception of this philosopher's work. By the way, show elements of the life and work of the Genevan author. It exposes fundamental axes of the idea of contractualism or jusnaturalism. It discusses Rousseau's theses concerning the confluence between The Social Contract (political reflection) and Emílio or Education (educational reflection). It shows the idea of the paradox of freedom present in Rousseau's political theory. It points to the unfolding of this paradox in the educational reflection of this author, especially in the first two books of the Emílio, by the  negative education’principle.

Keywords: Education. Freedom. Paradox. Politics. Rousseau.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor de Filosofia. Bacharel e Licenciado em Filosofia (PUC-MG). Especialista em Educação (UFSJ). Mestre em Filosofia (UFU). Doutorando em Eudação (UFU).

Marcio Danelon, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

O presente estudo discute a relação entre política e educação na obra de Jean-Jacques Rousseau a partir de autores que constituem a recepção crítica da obra do filósofo. Destarte, apresenta elementos da vida e da obra do autor genebrino. Expõe eixos fundamentais da ideia de contratualismo ou jusnaturalismo. Discorre, precipuamente, acerca das teses de Rousseau atinentes à confluência entre Do Contrato Social (reflexão política) e o Emílio ou da Educação (reflexão educacional). Exibe a ideia de paradoxo da liberdade presente na teoria política de Rousseau. Aponta para os desdobramentos deste paradoxo na reflexão educacional do autor, mormente nos dois primeiros livros do Emílio, pelo princípio de educação negativa.

Palavras-chave: Rousseau, Educação, Política, Liberdade, Paradoxo.

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

DA SILVA, M. S. S.; DANELON, M. Rousseau e o espetáculo do paradoxo. PRIMORDIUM - Revista de Filosofia e Estudos Clássicos, Uberlândia, v. 4, n. 8, 2020. DOI: 10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/46368. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos