Chamadas

CHAMADAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: Aproveite essa oportunidade!

Oficializado o estrato de nossa primeira avaliação no Qualis da CAPES: B2 (2016-2020)

Ainda estamos acolhendo trabalhos de pesquisadores em todos os níveis da Graduação e Pós-graduação!  

                                                            --------------------------------------------------------

CHAMADA PARA O DOSSIÊ – “Leo Strauss: 50 anos de um legado”

A Primordium – Revista de Filosofia e Estudos Clássicos convida autores para redigirem artigos específicos para a composição do “Dossiê Leo Strauss: 50 anos de um legado” que está sendo organizado por Elvis Mendes, estudante do programa de doutorado em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sob a coordenação do Prof. Dr. Richard Romeiro Oliveira, docente e chefe do Departamento de Filosofia  e  Metodologia da Pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Em 2023 completam 50 anos da morte de Leo Strauss, um dos mais importantes filósofos políticos do século XX. Como professor de Ciência Política na Universidade de Chicago formou gerações de estudantes e influenciou vários intelectuais com quem teve contato. Visto como um erudito especialista nos Clássicos, um Scholar cuja produção intelectual fora dedicada ao ramo da História das ideias, apenas após sua morte em 1973, se percebeu que a obra de Strauss não se tratava apenas de mera erudição historiográfica, na verdade, percebeu-se que havia ali insights originais e uma crítica radical aos principais pressupostos daquilo que nos convencionamos a chamar de modernidade, desenvolvida por meio de uma minuciosa e original interpretação dos textos clássicos. Desde então o legado intelectual de Strauss veio a exercer fascínio e admiração em uma vasta parcela de estudiosos em várias partes do mundo. No Brasil, até o presente momento os textos de Strauss são acessados em sua grande maioria por um público muito restrito de estudiosos e especialistas em filosofia e ciência política. A organização desse dossiê se justifica dado o crescimento das pesquisas acadêmicas e da busca de compreensão de seu pensamento em terras brasileiras.

Instruções:

1º) Os autores deverão, previamente, antes de fazer a submissão no sistema OJS, entrar em contato com o coordenador do dossiê para lhe enviar seus resumos e propostas de artigos a fim de alinhamento com a proposta original.

2º) Os trabalhos submetidos para o dossiê deverão conter um dos seguintes elementos a seguir:

       2.1 - análise acurada de algum tema interno à obra de Leo Strauss, conceitos e reflexões próprios do filósofo;

       2.2 - interlocuções e diálogos de Strauss com outros filósofos ou pensadores;

       2.3 - interpretações de Strauss acerca dos filósofos da tradição (Antiga/Mediavel/Moderna/Contemporânea);

       2.4 - diálogo entre comentadores consagrados de Strauss e suas querelas interpretativas.

3º) Os autores terão prazo até 27/02/2023 para realizarem suas pesquisas, fazerem contato com o organizador do dossiê, redigirem os artigos dentro da temática proposta e realizarem o envio dos mesmos em conformidade com as diretrizes para autores (https://seer.ufu.br/index.php/primordium/about/submissions) em seção específica intitulada “Dossiê Leo Strauss: 50 anos de um legado” na página da Primordium no sistema OJS.

Contato do organizador:

Me. Elvis Mendes: Doutorando do Programa de pós-graduação em Filosofia/UFU, Doutorando em Ciência Política pela UFF, e Pesquisador bolsista CAPES: http://lattes.cnpq.br/0370724581551831         E-mail: elvis.mendes@ufu.br

                                                         --------------------------------------------------------

CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM 2024:

Ainda há tempo para você enviar a submissão de seu artigo, resenha ou tradução para o trâmite avaliativo dos fascículos do vol.9 a ser publicado até dezembro de 2024.

Utilize nosso template editável. E para mais informações consulte as diretrizes para autores no link: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/about/submissions , ou entre em contato com o suporte técnico pelo e-mail: revistaprimordium@ifilo.ufu.br  ou pelo telefone: (34)3239-4252.

CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM 2023:

Ainda estamos recebendo submissões de atigos, resenhas e traduções para o trâmite avaliativo que visa constituir parte do fascículo n.16 jul./dez. do vol.8. 

Utilize nosso template editável. E para mais informações consulte as diretrizes para autores no link: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/about/submissions , ou entre em contato com o suporte técnico pelo e-mail: revistaprimordium@ifilo.ufu.br  ou pelo telefone: (34)3239-4252.

OPORTUNIDADE CHEGANDO: Em breve divulgaremos edital de chamada para outros dois dossiês de temáticas muito atuais!