Rousseau e o espetáculo do paradoxo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368

Palabras clave:

Educação, Liberdade, Paradoxo, Política, Rousseau

Resumen

Resumo: O presente estudo[1] discute a relação entre política e educação na obra de Jean-Jacques Rousseau a partir de autores que constituem a recepção crítica da obra do filósofo. Destarte, apresenta elementos da vida e da obra do autor genebrino. Expõe eixos fundamentais da ideia de contratualismo ou jusnaturalismo. Discorre, precipuamente, acerca das teses de Rousseau atinentes à confluência entre Do Contrato Social (reflexão política) e o Emílio ou da Educação (reflexão educacional). Exibe a ideia de paradoxo da liberdade presente na teoria política de Rousseau. Aponta para os desdobramentos deste paradoxo na reflexão educacional do autor, mormente nos dois primeiros livros do Emílio, pelo princípio de educação negativa.

Palavras-chave: Rousseau; Educação; Política; Liberdade; Paradoxo

Rousseau and the paradox of the spectacle

Abstract: The present study discusses the relationship between politics and education in the Jean-Jacques Rousseau’work from authors who constitute the critical reception of this philosopher's work. By the way, show elements of the life and work of the Genevan author. It exposes fundamental axes of the idea of contractualism or jusnaturalism. It discusses Rousseau's theses concerning the confluence between The Social Contract (political reflection) and Emílio or Education (educational reflection). It shows the idea of the paradox of freedom present in Rousseau's political theory. It points to the unfolding of this paradox in the educational reflection of this author, especially in the first two books of the Emílio, by the negative education’principle.

Keywords: Education; Freedom; Paradox; Politics; Rousseau

 

[1] Este estudo toma como ponto de partida as reflexões de Cassirer (1954) Chapan (1956), Cotta (1964) e Coletti (1972) que, no Brasil, encontram ressonância em Salinas Fortes (1997) Marques (2010) e Dos Santos (2017) acerca da ideia de paradoxo da liberdade em Rousseau. A propósito, o título faz referência direta ao trabalho de Salinas Fortes, intitulado “Paradoxos do Espetáculo” (1997).

 

Data de registro: 15/12/2018

Data de aceite: 06/09/2019

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Sérgio Santos da Silva, Escola de Educação Básica – UFU (ESEBA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor em Escola de Educação Básica – UFU (ESEBA). E-mail: mauro.filos@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0950517148708553. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3699-7661.

Marcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: danelon@faced.ufu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301932501639244. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0416-7273.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

BOBBIO, Noberto (Org.). Dicionário de Política. 11ª ed. Brasília: UNB, 1997.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CASSIRER, Ernst. The Question of Jean Jacques Rousseau. New York: Columbia University Press, 1954. DOI: https://doi.org/10.7312/cass94074.

CERIZARA, Beatriz. A educação na infância. São Paulo: Scpione, 1990.

CHAPMAN, John William. Rousseau - Totalitarian or Liberal? New York: Columbia University Press, 1956. DOI: https://doi.org/10.7312/chap92682.

COLETTI, Lucio. From Rousseau to Lenin: studies in ideology and society. London: NLB, 1972.

COTTA, Sergio. La position du problème de la politique chez Rousseau. In: COTTA, Sergio. Études sur le contrat social de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Societé des Belles Lettres, 1964.

CUNHA, Antonio Geraldo. Dicionário Etimológico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

FONSECA JR., Gelson. As múltiplas dimensões do pensamento de Rousseau. In: ROSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau e as Relações Internacionais. Prefácio por Gelson Fonseca Jr. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003. p. IX-XI.

FORTES, Luis Roberto Salinas. Paradoxos do espetáculo. São Paulo: Discurso Editorial, 1997.

FREITAS, Lidiane Brito. A educação política de Rousseau. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2004.

GATTI JR., Décio. As ideias de Rousseau nos manuais de História da Educação com autores estrangeiros publicados no Brasil (1939-2010). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 475-498. 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-4.

HOBBES, Thomas. Leviatã. Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LOCKE, John. Segundo tratado Sobre o Governo. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARQUES, José Oscar de Almeida. Forçar-nos a ser livres? O paradoxo da liberdade no Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 16, p. 99-114, 2010.

MORAIS, Emília Maria Mendonça. Educação e Política: uma re-leitura de Rousseau. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 12 n. 1-2, p. 199-215, 1986.

NASCIMENTO, Milton Meira. Rousseau: da servidão à liberdade. In: WEFFORT, Franciso (Org.). Os Clássicos da Política. São Paulo: Ática, 2006.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Cartas escritas da montanha. Trad. Maria Constança Perez Pissarra e Maria das Graças de Souza. São Paulo: editora UNESP, 2006, p. 371-372.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Du contrat social. OeuvresComplètes. Vol III, Paris: Gallimard, 1966.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3 ed. Tradução de Sergio Milliet, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SANTOS, Leonel Ribeiro. Os paradoxos da liberdade no pensamento antropológico e político de Rousseau. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 304-343, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723818382017304.

SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Tradução e organização: José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues Doliveira. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4675.pdf. Acesso em: Acesso em: 4 abr. 2017.

VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os clássicos da política, v. 1. 14ª. ed. São Paulo: Ática. 2006.

Publicado

2020-07-15

Cómo citar

DA SILVA, M. S. S.; DANELON, M. Rousseau e o espetáculo do paradoxo. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 4, n. 8, p. 275–294, 2020. DOI: 10.14393/REPRIM-v4n8a2019-46368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/46368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos