Strauss e o duplo propósito da educação liberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v8n15a2023-68466

Palavras-chave:

Leo Strauss, Educação Liberal, Cultura de Massas

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o tema da educação liberal na obra de Leo Strauss. Tentaremos apresentar a posição do filósofo, a qual, a nosso ver, confere um duplo propósito à educação liberal. Primeiramente, o filósofo teuto-americano demonstra certo descontentamento com as sociedades de massa, as quais são caracterizadas pela baixa qualidade de suas produções artísticas e intelectuais. Nesse sentido, para Strauss, a educação liberal tem o propósito de remediar os problemas da sociedade de massa, estimulando qualidades como a dedicação e a concentração e tornando possível a constituição de uma “aristocracia dentro da democracia”. Por outro lado, Strauss define a filosofia como a educação do adulto, entendendo, ao mesmo tempo, a educação cavalheiresca como algo direcionado ao jovem, o que torna possível que está forma de educação possua até mesmo um caráter lúdico. Explorando essa linha de raciocínio, Strauss considera, então, que a educação liberal pode ser identificada como uma preparação para a filosofia.

Palavras-chave: Leo Strauss; Educação Liberal; Cultura de Massas

Strauss and the Dual Purpose of Liberal Education

Abstract: The present work aims to present and discuss the theme of liberal education in the work of Leo Strauss. We will attempt to present the philosopher's position, which, in our view, confers a dual purpose to liberal education. Firstly, the German-American philosopher expresses a certain discontent with mass societies, which are characterized by the low quality of their artistic and intellectual productions. In this sense, for Strauss, liberal education aims to remedy the problems of mass society by stimulating qualities such as dedication and concentration, thereby making possible the establishment of an "aristocracy within democracy". On the other hand, Strauss defines philosophy as the education of the adult, while also understanding chivalric education as something directed towards the young, which allows this form of education to even possess a playful character. Exploring this line of reasoning, Strauss considers, therefore, that liberal education can be identified as a preparation for philosophy.

Keywords: Leo Strauss; Liberal Education; Mass Culture

 

Data de registro: 24/02/2023

Data de aceite: 06/09/2023

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Biografia do Autor

Claudio Cesar Carvalho Santos, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). E-mail:                 claudioccarvalho37@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9034566408766202. ORCID:  https://orcid.org/0009-0005-3667-4546.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

SANTOS, C. C. C. Strauss e o duplo propósito da educação liberal. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 8, n. 15 jan./jun., p. 191–212, 2024. DOI: 10.14393/REPRIM-v8n15a2023-68466. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/68466. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Leo Strauss: 50 anos de um legado