Entre o Teatro Épico e a Desmontagem Cênica

uma análise sobre o espetáculo Ledores no Breu

Autores

  • Laís Jacques Marques Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-58356

Palavras-chave:

Ledores no breu, Desmontagem cênica, Teatro épico, Teatro virtual

Resumo

O presente artigo trata-se de uma análise do espetáculo teatral Ledores no Breu, da Companhia do Tijolo (São Paulo - SP), e parte, além do texto dramatúrgico da peça, das modificações da apresentação presencial até a chegada na apresentação transmitida ao vivo, pela internet. Para tanto, aproximarei as linguagens teatrais partindo do conceito de Desmontagem cênica, de Diéguez (2014), de maneira a perceber os enlaces dessa vertente com o Teatro Épico – aspectos presentes na dramaturgia da peça. Pretendo ainda criar um olhar aprofundado sobre a relação entre a poética cênica do espetáculo e os contextos sociais em que o trabalho está inserido em cada uma de suas versões - evidenciando a montagem virtual -, bem como penetrar na relevância do espetáculo para a discussão das áreas teatrais supracitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Jacques Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de Teatro, Sociedade e Criação Cênica. Mestra em Teatro (UDESC, 2021). Graduada em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e Licencianda em Teatro pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia do Teatro; Teatro em privação de liberdade; Teatro e juventude.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

JACQUES MARQUES, L. Entre o Teatro Épico e a Desmontagem Cênica: uma análise sobre o espetáculo Ledores no Breu. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 462–475, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-58356. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/58356. Acesso em: 8 ago. 2022.