Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip"
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46278Palavras-chave:
Física na escola LITE.FlipaClip-Simulação. Aplicativos digitais. Ensino fundamental. Ensino de ciência.Resumo
Este trabalho mostra a produção de significados dealunos numa escola privada, sobre conteúdos de roldanas fixas e móveis, a partir dos aplicativos “Física na escola LITE” e “FlipaClip-Simulação”, utilizados como objeto de aprendizagem. O primeiro aplicativo permitiu investigar a produção de significados dos conteúdos estudados e o segundo foi utilizado para desenvolver simulações com roldanas. A abordagem teóricoteve base nos estudos de Wertsch (1998) que trata ferramentas culturais como meios mediacionais que podem influenciar no processo de aprendizagem. A metodologia de ensino teve apoio numa sequência didática com o uso de aplicativos, vídeos sobre roldanas móveis, questionário e entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos, em sua maioria, foram motivados pelas ferramentas de aprendizagem, potencializando suas habilidades e competências durante o estudo,produzindo significados próprios. Observou-se, entretanto, que o uso dos aplicativos foi rejeitado por alguns alunos, que expressaram desinteresse por aplicativos digitais.
Downloads
Referências
ARANHA, C. P.;ROCHA, J. R.; BOTTENTUIT, J. B. J.; BORGES JÚNIOR, M.Levantamento sobre aplicativos disponíveis na Play Store e App Store aplicados ao ensino de Ciências. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 22, n. 22, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
GOWDAK, D.O.; MARTINS, E. L.Ciências novo pensar Química e Física, 9.º ano. 1.ed. São Paulo: FTD, 2012.
MATTAR, J. Games em Educação: Como os Nativos Digitais Aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MÁQUINAS SIMPLES - Alavancas. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 minutos e 53 segundos). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=SL7bxTDhlEw>. Acesso em: 03 out. 2017.
MOREIRA, M. A. A pesquisa básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS, 2003.Disponível em:<https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. A Aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências. Ciências e Educação, v. 18, n. 1, p. 23-39, 2012.
ROLDANAS. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 min e 46 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4>. Acesso em: 03 out. 2017.
TECHTUDO. Tudo sobre FlipaClip. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível:.Acesso em: 28 nov. 2017.
UNESCO, O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.
UPTODOWN. Tudo sobreCandyCrushSaga.[S.1.: s.n.], 2019. Disponível:<https://www.microsoft.com/pt-br/p/candy-crush-saga/9nblggh18846?activetab=pivot:overviewtab >. Acesso em: 10/04/2019.
UPTODOWN.TudosobreLittle Big City.[S.1.: s.n.], 2018. Disponível:<https://little-big-city.br.uptodown.com/android>. Acesso em: 10/04/2019.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2009.
WERTSCH, J. V.Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.
WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind.Cambridge: Harvard University Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.