Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip"

Autores

  • José Marreiros de Souza Neto
  • Hawbertt Rocha Costa
  • Maria Consuelo Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46278

Palavras-chave:

Física na escola LITE.FlipaClip-Simulação. Aplicativos digitais. Ensino fundamental. Ensino de ciência.

Resumo

Este trabalho mostra a produção de significados dealunos numa escola privada, sobre conteúdos de roldanas fixas e móveis, a partir dos aplicativos “Física na escola LITE” e “FlipaClip-Simulação”, utilizados como objeto de aprendizagem. O primeiro aplicativo permitiu investigar a produção de significados dos conteúdos estudados e o segundo foi utilizado para desenvolver simulações com roldanas. A abordagem teóricoteve base nos estudos de Wertsch (1998) que trata ferramentas culturais como meios mediacionais que podem influenciar no processo de aprendizagem. A metodologia de ensino teve apoio numa sequência didática com o uso de aplicativos, vídeos sobre roldanas móveis, questionário e entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos, em sua maioria, foram motivados pelas ferramentas de aprendizagem, potencializando suas habilidades e competências durante o estudo,produzindo significados próprios. Observou-se, entretanto, que o uso dos aplicativos foi rejeitado por alguns alunos, que expressaram desinteresse por aplicativos digitais.

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Biografia do Autor

José Marreiros de Souza Neto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA). Bolsista FAPEMA

Hawbertt Rocha Costa

Doutor em Educação para a Ciências, Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus Bacabal e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus São Luís - MA.

Maria Consuelo Lima

Doutora em Física, Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); coordenadora do grupo Pesquisa em Ensino de Ciência junto ao Departamento de Física da UFMA. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2019-05-07

Como Citar

SOUZA NETO, J. M. de; COSTA, H. R.; LIMA, M. C. Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip". Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 96–110, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46278. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação