Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:

o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede

Autores/as

  • MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • TATIANE CASTRO DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73728

Palabras clave:

Alfabetização, Ensino Remoto, Região Norte

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto, a partir da pesquisa Alfabetização em Rede, criada em 2020 e  registrada na Plataforma Brasil. Tal pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender como estava a situação da alfabetizção de crianças no Brasil, durante a pandemia da covid-19. Neste estudo, analisamos os dados específicos da Região Norte, buscando entender fatores que foram únicos nesse contexto regional. Para isso, apresentamos algumas reflexões sobre a pandemia e o ensino remoto, bem como tomamos como base Smolka (2012), Goulart (2014), Braggio (2002), Colello (2021) e Soares (1985, 2004, 2020) para os apontamentos sobre a alfabetização. Os resultados reforçam o importante papel desse espaço de aprendizagem que é a escola, da mediação do professor e da inserção do aluno em práticas reais de interação. Além disso, constatou-se que a maior dificuldade enfrentada pelas professoras alfabetizadoras foi “conseguir que os alunos realizassem as atividades propostas”, dificuldade essa que envolve fatores sociais, econômicos e políticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARIETE DE SOUZA AMORIM LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre – Ufac. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) – UFPA/Ufac. Professora da Rede Estadual de Educação do Acre. Contato: marieteamorim@hotmail.com.

TATIANE CASTRO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre e professora Associada dessa instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, da área de linguagem e Letramento. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Alfabetização, Letramentos, Formação de Professores, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa. Na graduação, atua nas disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e Letramento e Ensino de Língua Portuguesa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- Ufac), Linha 2 (Formação e de Professores, Educação e Linguagens), do Programa de Pós- Graduação em Educação na Amazônia - Educanorte e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras/Ufac, no qual está como coordenadora (Biênio 2023/2024). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - Gepel/Ufac e Vice- representante da Região Norte na Abalf - Associação Brasileira de Alfabetização. Também é coordenadora local do Programa Leitura e e Escrita na Educação Infantil - LEEI- Acre. https://orcid.org/0000-0003-4369-2265

Citas

ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 — Relatório Técnico (Parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, dez. 2020. DOI: https://bit.ly/3v8zfy9.

BRAGGIO, S.L.B. Leitura e alfabetização – da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

COLELLO, S. M.G. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021.

GOULART, C. M. A. A escrita de textos por crianças em processo de alfabetização:

aprendendo ciências. EdUECE – Livro 1, p. 289-300, 2014.

MACEDO, M. do S. A. N. (Org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1. ed. -São Paulo: Parábola, 2022.

OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212

SANTOS, T. C. dos S.; SILVA, E. F. da. Alfabetização no Acre: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares. In: SOUSA, Alexandre Melo de; GARCIA, Rosane; SANTOS; Tatiane Castro dos. Perspectivas para o ensino de línguas, volume 6. Rio Branco: Edufac, 2022, p. 47-62.

SMOLKA, A.L.B. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa (52), fev. 1985, p. 19-24.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, 2004, Nº 25, p. 5-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

SOARES, M. Alfabetização: o saber, o querer, o fazer. In: MORTATTI, M.R.L; FRADE, I.C.A.S. (org.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. p. 27-35. DOI: https://doi.org/10.36311/2014.978-85-393-0539-1.p27-39

SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

VASCONCELOS, M. E. de O.; ALBARADO, E. da C. Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico 20(223), 2020, p. 13-23. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

DE SOUZA AMORIM LIMA, M.; CASTRO DOS SANTOS, T. Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:: o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73728. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73728. Acesso em: 21 nov. 2024.