Alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto:
o que nos diz a pesquisa Alfabetização em Rede
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73728Palabras clave:
Alfabetização, Ensino Remoto, Região NorteResumen
Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização na Região Norte em tempos de ensino remoto, a partir da pesquisa Alfabetização em Rede, criada em 2020 e registrada na Plataforma Brasil. Tal pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender como estava a situação da alfabetizção de crianças no Brasil, durante a pandemia da covid-19. Neste estudo, analisamos os dados específicos da Região Norte, buscando entender fatores que foram únicos nesse contexto regional. Para isso, apresentamos algumas reflexões sobre a pandemia e o ensino remoto, bem como tomamos como base Smolka (2012), Goulart (2014), Braggio (2002), Colello (2021) e Soares (1985, 2004, 2020) para os apontamentos sobre a alfabetização. Os resultados reforçam o importante papel desse espaço de aprendizagem que é a escola, da mediação do professor e da inserção do aluno em práticas reais de interação. Além disso, constatou-se que a maior dificuldade enfrentada pelas professoras alfabetizadoras foi “conseguir que os alunos realizassem as atividades propostas”, dificuldade essa que envolve fatores sociais, econômicos e políticos.
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