O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

investigação em uma escola de rede municipal

Autores/as

  • Dedilene Alves de Jesus-Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0380-3146
  • Rosemilla Patrícia Oliveira
  • Thenner Freitas da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73237

Palabras clave:

Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização na EJA, Políticas públicas educacionais

Resumen

Este artigo apresenta a questão norteadora “Como acontece o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?”, buscando, a partir de uma pesquisa de campo na única escola que oferta EJA em um município do Campo das Vertentes (MG), relatar essa realidade e relacioná-la às políticas públicas educacionais para o processo de alfabetização dessa modalidade nos anos iniciais da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizamos estudiosos da área de alfabetização (Ferreiro e Teberosky, 1999; Soares, 2016, 2021), bem como aqueles voltados para a Educação de Jovens e Adultos (Freire, 1994, 1998, 2000; Gadotti, 2009). O estudo se justifica pelas escassas pesquisas sobre a alfabetização na EJA – mesmo com seu papel essencial na reparação histórica e garantia do acesso à educação, um direito de todos. Foi realizada uma pesquisa que constou de entrevista semiestruturada com a professora alfabetizadora e observação participante na turma de alfabetização da EJA, apontando resultados que vislumbram a necessidade de maior investimento em políticas públicas para o segmento.

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

JESUS-OLIVEIRA, D. A. de; OLIVEIRA, R. P.; FREITAS DA CUNHA, T. O processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA): investigação em uma escola de rede municipal . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73237. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73237. Acesso em: 3 dic. 2024.