Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI

alguns resultados de uma pesquisa

Autores/as

  • Adelson Aparecido Scotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina https://orcid.org/0000-0002-9512-4238

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64757

Palabras clave:

Formação de Professores, Saberes Musicais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Resumen

Os estudos relacionados aos saberes musicais se intensificaram em virtude da variedade de propostas formativas frente ao perfil profissional demandado pela sociedade. Nesse contexto, as perspectivas metodológicas para a formação desse profissional são variadas na medida em que o perfil exige uma complexidade de saberes para atuar no ensino regular. Nesse contexto, o curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE atende a demanda profissional da cidade e região na formação de professores. O presente artigo teve como objetivo divulgar os dados quantitativos relacionados a uma pesquisa de doutorado em andamento acerca dos saberes musicais e das TIC na formação de professores no referido curso de Licenciatura. A investigação se enquadra como pesquisa qualitativa, com sua estratégia caracterizada como estudo de caso. O percurso metodológico foi dividido em duas fases, sendo que a primeira se referiu à revisão bibliográfica. A segunda fase correspondeu à coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, à aplicação de questionário e à localização de fontes documentais. Os dados coletados e analisados apresentaram informações relevantes para o entendimento sobre os saberes musicais e das TIC na formação de professores no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão de PE.

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Biografía del autor/a

Adelson Aparecido Scotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina

Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós-graduação em Artes (2011). Possui Especialização em Música do Século XX - Computação Sônica pela UFU (2001), Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Graduação em Música - Bacharel em Instrumento (violão) pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Foi professor de violão (1993-2014) e Oficina de Multimeios (2003-2014) no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli em Uberlândia (MG). Atualmente é professor de Violão e História da Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) - Campus Petrolina.

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Publicado

2022-06-02

Cómo citar

SCOTTI, A. A. Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI: alguns resultados de uma pesquisa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64757. Acesso em: 22 jul. 2024.