Os saberes musicais e as TIC na formação de professores no século XXI
alguns resultados de uma pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64757Palabras clave:
Formação de Professores, Saberes Musicais, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Resumen
Os estudos relacionados aos saberes musicais se intensificaram em virtude da variedade de propostas formativas frente ao perfil profissional demandado pela sociedade. Nesse contexto, as perspectivas metodológicas para a formação desse profissional são variadas na medida em que o perfil exige uma complexidade de saberes para atuar no ensino regular. Nesse contexto, o curso de Licenciatura em Música do IFSertãoPE atende a demanda profissional da cidade e região na formação de professores. O presente artigo teve como objetivo divulgar os dados quantitativos relacionados a uma pesquisa de doutorado em andamento acerca dos saberes musicais e das TIC na formação de professores no referido curso de Licenciatura. A investigação se enquadra como pesquisa qualitativa, com sua estratégia caracterizada como estudo de caso. O percurso metodológico foi dividido em duas fases, sendo que a primeira se referiu à revisão bibliográfica. A segunda fase correspondeu à coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, à aplicação de questionário e à localização de fontes documentais. Os dados coletados e analisados apresentaram informações relevantes para o entendimento sobre os saberes musicais e das TIC na formação de professores no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão de PE.
Descargas
Citas
ALBA, A. Evaluación curricular: Conformación conceptual del campo. México: UNAM, 1991.
BALESTRINI, M. Como se elabora el proyecto de investigación. 7 ed. Venezuela: Editorial BL Consultores Asociados, 2006.
BELLOCHIO, C. R. Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 8-22, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Brasilia, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2015: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.
BRESLER, L. Metodologias qualitativas de investigação em Educação Musical. Revista Música, Psicologia e Educação, Porto, n. 2, p. 5-30, 2000.
CABERO, J. Tecnología educativa: Diseño y utilización de medios en la enseñanza. Barcelona: Paidos, 2001.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DURKHEIM, E. Escritos selectos: Selección e introducción de Antony Giddens. Buenos Aires: Nueva Visión, 1993.
FÉLIX, J. J. A.; ARAÚJO, J. M. M. Saberes docentes de três professores de violão do município de São Miguel/RN. Anais do XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM, p. 1-11, 2016.
GARCÍA ALCARAZ, F. et al. Diseño de Cuestionarios para la recogida de información: metodología y limitaciones. Revista Clínica de Medicina de Familia, v. 1, n. 5, p. 232-236, 2006.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GRAÇA, V. G.; QUADROS-FLORES, P. M.; RAPOSO-RIVAS, M.; RAMOS, M. A. As TIC na formação inicial de educadores e professores. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 20, n. 1, p. 27-37, 2021.
HAWES, G. Curriculum Universitario: Características, Construcción, Instalación. Universidad de Chile. Talca-Santiago, 2007. Disponível em: < www.ses.unam.mx/curso2012/pdf/CurriculumUniversitarioCHILE.pdf > Acesso em: 14/02/2022.
IBAÑEZ, P., GARCÍA, G. Informática I. Mexico: Cengance Learning, 2009.
IZQUIERDO, L., PARDO, G., SÁNCHEZ, J. El proceso de formación para la investigación científica en la educación superior sustentado en las tecnologías de la información y las comunicaciones. Ciencia en su PC, n. 3, p. 133-142, 2010.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LÓPEZ GONZÁLEZ, W. O. El estudio de casos: Una vertiente para la investigación educativa. Educere, v. 17, n. 56, enero-abril, p. 139-144, 2013.
MELO, G. E. R. Apropiación y masificación de las tecnología de la información y las comunicaciones (TIC) en las cadenas productivas como determinante para la competividad de las Mipyme. Revista Criterio Libre, v. 9, n. 15, p. 213-230, 2011.
MUNARRIZ, B. Técnicas y métodos en Investigación cualitativa. Metodología Educativa I. España: Universidade da Coruña, p. 101-116, 1992.
OLIVEIRA, E. S.G.; CARVALHO, C. A.; SILVA, F. T. B.; RODRIGUES, G. M. S. M. Formação docente para o uso das tecnologias digitais: novos saberes do professor. Anais do VI Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II, 2015.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em: < https://marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2022.
QUEIROZ, L. R. S., MARINHO, V. M. Novas perspectivas para a formação de professores de música. Reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, 83-92, 2005.
RODRIGUES, E. D. R. A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários? Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 105-118, 2013.
STAKE, R. E. Investigación con estudio de casos. 2ª ed. Madrid: Morata, 1999.
TARDIF, M. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. 2ª ed. España: Narcea, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.