Cenários investigativos

abordagem interdisciplinar entre matemática, ciências e robótica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.64572

Palabras clave:

Cenários investigativos. Robótica educacional. Metodologias de ensino.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD), conjunto de atividades interligadas com propósitos pedagógicos, baseada em etapas de uma investigação científica e utilizando cenários de investigação como meio prático de ensino. A forma motivadora, dinâmica e interdisciplinar de ensino apresenta-se em meio ao baixo interesse educacional das crianças devido à aplicação de metodologias incoerentes com seu contexto educacional. Assim, SDs apresentam em sua construção o fazer do professor em relação aos conteúdos e estratégias. A proposta reside em analisar e criar uma horta e divide-se em etapas que visam inserir o aluno no contexto educacional de forma reflexiva, bem como à pesquisa investigativa. As SDs construídas com base em cenários de investigação permitem um repensar da educação através de uma proposta de ensino em que se possa, ao mesmo tempo, motivar o aluno e trazer a possibilidade de compreensão, aplicação e reflexão acerca das diferentes tecnologias e ferramentas para o aprendizado, tudo isso por meio do método científico.

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Publicado

2022-11-30

Cómo citar

LIMA, F.; MATOS, E. . . Cenários investigativos: abordagem interdisciplinar entre matemática, ciências e robótica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.2.64572. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64572. Acesso em: 22 jul. 2024.