Três Momentos Pedagógicos
uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64570Palabras clave:
Três Momentos Pedagógicos , Ensino de Ciências, ParódiasResumen
De modo constante, evidencia-se que os alunos apresentam dificuldades durante as aulas de Ciências da Natureza, devido à abordagem de conteúdos complexos e que exigem maior capacidade de abstração. Dessa forma, deve-se utilizar metodologias, materiais e recursos didáticos que facilitem a compreensão dos assuntos por parte dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática sobre as doenças causadas por vírus e bactérias. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e executadas em uma Escola Estadual localizada no Sul de Minas Gerais no contexto do Programa Residência Pedagógica. Após a problematização e a organização do conteúdo com diferentes abordagens, os alunos aplicaram o conhecimento adquirido por meio da escrita e apresentação de paródias. Notou-se que por meio de processos que possibilitaram o protagonismo dos alunos, foi possível aumentar o interesse pelas aulas, bem como potencializar o processo de construção do conhecimento.
Descargas
Citas
ABE, R. S.; COSTA, P. C. F.; LUCAS, L. B. Aprendendo Sobre Vírus a Partir de uma Proposta de Atividades Baseada nos Três Momentos Pedagógicos e no Enfoque CTSA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 3, p. 260-266, 2019. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/6822. Acesso em: 01 fev. 2022.
BELOTTI, S. H. A.; FARIA, M. A. Relação professor/aluno. Saberes da Educação, v. 1, n. 1, p. 01-12, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
COSTA, S; LIMA, J. H. G; SIQUEIRA, A. P. P. A utilização de aulas práticas no ensino de Ciências: Um desafio para os professores. In: 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT. 2, 2013, Santa Catarina. Anais. Santa Catarina, IFSC, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1108. Acesso em: 05 fev. 2022.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1990.
FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2008
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila
GALDINO, V. T. A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 2, p. 258-267, 2015.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP v.35, n.2, p. 57- 63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2022.
GONÇALVES, M. E. S. Educomunicação ambiental: Construindo práticas acadêmicas e pedagógicas. EDaPECi, Sergipe, v. 17, ed. 3, p. 76 - 83, 2017.
MARQUES, M. C. P.; RIBEIRO, M. E. O.; GABRIEL, A. G. P.; CHAVES, S. S.; ZINELLI, M. R.; JESUS, M. Contribuições da Técnica de Ensino Brainstorming: Uma Experiência com Estudantes de uma Escola Estadual de Alta Floresta-MT. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, V. 11, N. 37, P. 318-328, 2017.
MASSABNI, V. G. Trabalho colaborativo entre licenciandos e professores: incentivo às práticas “autorais” considerando o Currículo Paulista. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 58, 2018.
MOREIRA, C. G. L. Letramento digital: do conceito à prática. In: Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2, 2012, Uberlândia. Anais. Uberlândia: UFU, 2012. p. 1-15. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em: 03 fev. 2022.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D.. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro" Física". Ciência & Educação (Bauru), v. 20, p. 617-638, 2014.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.
SOARES, E. M. S.; SANTOS, A. S.; RELA, E. Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 61, p. 739-754, 2019.
VILELA, M. L.; SELLES, S. E.. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999. Acesso em: 03 fev. 2022.
VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; RAMOS, M. G.; FERRARO, J. L. S. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação por Escrito, v. 10, n. 1, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.