Three Pedagogical Moments: a proposal for a didactic sequence that involves the use of parodies in the teaching of Microbiology

uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia

Authors

  • João Paulo Xavier de Freitas Universidade Federal de Itajubá
  • Ludmila Alves Universidade Federal de Itajubá https://orcid.org/0000-0002-0346-8130
  • Paloma Alinne Alves Rodrigues Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64570

Keywords:

Three Pedagogical Moments, Science Teaching, Parodies.

Abstract

Constantly, it is evident that students have difficulties during Natural Science classes, due to the approach of complex contents that require greater capacity for abstraction. In this way, methodologies, materials and teaching resources must be used that facilitate the students' understanding of the subjects. Thus, the present research aims to analyze the process of construction and application of a didactic sequence on diseases caused by viruses and bacteria. The activities were developed based on the methodology of the Three Pedagogical Moments and carried out in a State School located in the south of Minas Gerais in the context of the Pedagogical Residency Program. After problematizing and organizing the content with different approaches, the students applied the knowledge acquired through the writing and presentation of parodies. It was noted that through processes that enabled the students to play a leading role, it was possible to increase interest in the classes, as well as enhance the process of knowledge construction.

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Author Biographies

João Paulo Xavier de Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2021). Foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014-2015) . Foi integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), ambos da UNIFEI (2018-2021). Participou do Programa Residência Pedagógica e do Projeto de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências (2018-2019). Atuou como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UNIFEI (2019)

Ludmila Alves, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Participou
voluntariamente no ano de 2017 do Grupo de Estudos e Atividades Interdisciplinares-GEAI, entre 2018 a 2019 foi integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e no ano de 2020 participou voluntariamente do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Foi bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica (2018 – 2020) e bolsista no projeto de extensão “Conversas Cruzadas” (2020).

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em licenciatura em Física pela pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente (2010), mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (2016); Especialista em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi (2014) e especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de
Itajubá (2012). Professora Adjunta I do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), ministra disciplinas de Estágio, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Introdução a Pesquisa em Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação Inclusiva, Formação de professores de Ciências, Ensino de Ciências, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Atuou como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEI, como docente orientador voluntária do Programa Residência Pedagógica e como coordenadora Adjunta da UAB - UNIFEI. É coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da UNIFEI, pesquisadora - membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

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Published

2022-06-02

How to Cite

XAVIER DE FREITAS, J. P.; ALVES, L.; ALINNE ALVES RODRIGUES, P. Three Pedagogical Moments: a proposal for a didactic sequence that involves the use of parodies in the teaching of Microbiology: uma proposta de sequência didática que envolve a utilização de paródias no ensino de Microbiologia. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64570. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64570. Acesso em: 22 jul. 2024.