Autoria estudantil em língua estrangeira

reflexões discursivas e letramento crítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64553

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Práticas de ensino-aprendizagem, Aulas de Espanhol, Multimidialidades

Resumen

Este artigo apresenta, como objeto de análise, recortes do livro-álbum “Escenarios de la Pandemia”, produzido por estudantes do terceiro ano da disciplina de Espanhol, do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Com base nessa materialidade, o objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento da autoria do estudante a partir da concepção de letramento crítico nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Para isso, a discussão teórico-analítica das sequências discursivas investigadas conta, principalmente, com o apoio de autores que discutem letramento crítico e multimidialidade, em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa. Diante do estudo realizado, pode-se dizer que, ao adotar a perspectiva do letramento crítico, é possível valorizar a autoria discente, pois, dessa forma, potencializam-se as produções textuais polissêmicas e subjetivas, o que se difere das atividades de repetição que comumente se fazem em aulas de língua estrangeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliene da Silva Marques, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Blumenau), onde atua no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (IFC) e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Relações de Poder: Esquecimento e Memória (Unisul). Tem como principal área de interesse a Análise de Discurso, direcionando-se ainda para temáticas vinculadas à Linguística Textual, Sociolinguística, Multiletramentos, Multimidialidades, Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem

Citas

CERVETTI, G. et al. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4. n. 9, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2643314. Acesso em: 25 nov. 2021.

FERNÁNDEZ, R. V. Desvelar la ideología en las prácticas de lectura de Español como Lengua Extranjera: el desarrollo de la competencia crítica. 2017. 119 f. Dissertação (Máster Universitario) – Universidad de Cantabria, Cantabria – ES, 2017. Disponível em: https://repositorio.unican.es/xmlui/bitstream/handle/10902/13693/TFM.RVF.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2021.

FRANCO, A. V. Literacidad crítica y literacidades digitales: ¿una relación necesaria? Folios, v. 42, p. 139-160, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-48702015000200010. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.17227/01234870.42folios139.160.

INSTITUTO CERVANTES. Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid, Anaya, 2002. 267 p. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/207011/Europa_lenguas_c.pdf?sequence=1. Acesso em: 30 nov. 2021.

MOREIRA, H. N; MOREIRA, G. L. Literacidad visual y crítica en ELE para fines específicos: lectura de anuncios publicitarios como práctica social y política. Trab. Ling. Aplic., v. 59, n. 2, p. 1455-1480, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/LXwzZzrHnKwpV6XSqtpBLSy/?lang=es. Acesso em: 27 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/010318137451911820200630.

PANTOJA, M. V. E. et al. Comprensión lectora a través del libro álbum en escuela unitaria. In: BELALCÁZAR, M. E; BRAVO, R. R. (Coor.). Didácticas de la construcción del lector. San Juan de Pasto: Editorial Universidad de Nariño, 2020, p. 65-115. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/006595024ed4c0d504131. Acesso em: 11 dez. 2021.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. 5ª ed., Campinas: Editora da UNICAMP, 2014. p. 288.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7ª ed., Campinas: Pontes, 2015. p. 66.

PÊCHEUX, M; LÉON, J. Análise Sintática e Paráfrase Discursiva. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4ª ed., Campinas: Pontes, 2015, p. 163-173.

ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 9ª ed., São Paulo: Cortez, 2012. p. 160.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed., Campinas: Pontes, 2015. p. 98.

ORLANDI, E. P. Eu, Tu, Ele: discurso e real da história. Campinas: Pontes, 2017. p. 342.

OSPINA, G. La pedagogía por proyectos en los talleres de creación de los libros álbumes. Revista Infancias imágenes, v. 9, p. 58-78, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3653131.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

ROJO, R. H. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

Publicado

2022-07-13

Cómo citar

DA SILVA MARQUES, J. Autoria estudantil em língua estrangeira: reflexões discursivas e letramento crítico. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64553. Acesso em: 22 jul. 2024.