Autoria estudantil em língua estrangeira

reflexões discursivas e letramento crítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64553

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Práticas de ensino-aprendizagem, Aulas de Espanhol, Multimidialidades

Resumen

Este artigo apresenta, como objeto de análise, recortes do livro-álbum “Escenarios de la Pandemia”, produzido por estudantes do terceiro ano da disciplina de Espanhol, do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Com base nessa materialidade, o objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento da autoria do estudante a partir da concepção de letramento crítico nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Para isso, a discussão teórico-analítica das sequências discursivas investigadas conta, principalmente, com o apoio de autores que discutem letramento crítico e multimidialidade, em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa. Diante do estudo realizado, pode-se dizer que, ao adotar a perspectiva do letramento crítico, é possível valorizar a autoria discente, pois, dessa forma, potencializam-se as produções textuais polissêmicas e subjetivas, o que se difere das atividades de repetição que comumente se fazem em aulas de língua estrangeira.

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Biografía del autor/a

Juliene da Silva Marques, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Blumenau), onde atua no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (IFC) e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Relações de Poder: Esquecimento e Memória (Unisul). Tem como principal área de interesse a Análise de Discurso, direcionando-se ainda para temáticas vinculadas à Linguística Textual, Sociolinguística, Multiletramentos, Multimidialidades, Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem

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Publicado

2022-07-13

Cómo citar

DA SILVA MARQUES, J. Autoria estudantil em língua estrangeira: reflexões discursivas e letramento crítico. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64553. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64553. Acesso em: 25 nov. 2024.