As políticas de avaliação externa e suas repercussões no trabalho do docente

Autores/as

  • Mayara Duarte Pelegrini Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-5727-2195
  • Maria Simone Ferraz Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64506

Palabras clave:

Avaliação externa; Trabalho docente; Alienação; Autonomia

Resumen

Este artigo visa analisar a correspondência entre a organização escolar e a gestão empresarial, que, ao instituir mecanismos de controle e subordinação, retiram do trabalho docente a autonomia sobre o seu fazer. Nesse sentido, a avaliação externa, na lógica neoliberal de educação, assume um aspecto central, que orienta o processo educativo e, na forma como tem assumido, contribuiu para o engessamento do trabalho do professor. Ao considerarmos o trabalho docente nessa concepção, a implementação de políticas de avaliação, calcadas no controle e na responsabilização, retiram o sentido ontológico do trabalho dos professores e produz a desumanização desses. Este artigo foi resultado de um estudo bibliográfico e sinaliza que as avaliações externas instituem mecanismos que cerceiam a liberdade e a autonomia docente, contribuindo para um processo de estranhamento do seu trabalho pedagógico ao torná-lo algo, cujas determinações e formas de ser lhe escapam, a ponto de perder o controle sobre seu fazer docente. Com as reflexões realizadas, reafirmamos a posição de que o espaço escolar necessita ser compreendido como espaço de lutas e de autonomia, onde os docentes constroem e reconstroem, cotidianamente, seu trabalho pedagógico.

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Biografía del autor/a

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora e Mestre em Educação pela Unicamp. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na Pós-graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação. E-mail: msimonefp@gamil.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3381781135088677. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7009-7571.

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

DUARTE PELEGRINI, M.; FERRAZ PEREIRA, M. S. . As políticas de avaliação externa e suas repercussões no trabalho do docente. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64506. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64506. Acesso em: 22 jul. 2024.