A educação para as relações étnico-raciais no ensino de Ciências da Natureza:
uma análise da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.2.64460Palabras clave:
Ciências da Natureza, Educação Étnico-Racial, Base Nacional Comum CurricularResumen
O presente artigo apresenta uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e de seus anexos (Temas Contemporâneos Transversais) com o objetivo de apontar de que forma é tratada a temática étnico-racial nos capítulos que regulam o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Os resultados estão expostos em uma nuvem de palavras com os termos mais encontrados nessa área de conhecimento e em uma tabela com a frequência do termo “étnico-raciais” e de outros que remetem ao tema, como “afro-brasileira/o”, “identidade”, entre outros. O multiculturalismo considera o reconhecimento das diversas culturas que compõem a sociedade nas práticas educativas. Com base nos resultados, verifica-se que existem indicações no texto sobre a importância da diversidade humana no currículo escolar, porém atenta-se para o número pouco expressivo de termos como “étnico-racial”, “negra/o”, “intercultural” e “multicultural” no currículo de Ciências da Natureza. Somado a isso, observou-se a falta de um debate crítico sobre diversidade racial. Este estudo constata que a abordagem da educação para as relações étnico-raciais está mais presente nos currículos de Ciências Humanas e demais componentes curriculares. Ainda que a Base Nacional Comum Curricular não discorra sobre as potencialidades em Ciências da Natureza, o documento garante, através dos seus objetivos e temas transversais, a necessidade de desenvolver a temática.
Descargas
Citas
ASSIS, Marta Diniz Paulo de; CANEN, Ana. Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 34, n. 123, p. 709-724, Dec. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742004000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 de ago. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300010.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
CROCHÍK, J. L.; MASSOLA, G. M.; SVARTMAN, B. P.. Ciência e Política. Psicologia USP, v. 27, n. 1, p. 1–5, jan. 2016.
DIETZ, Gunther. Del multiculturalismo a la interculturalidad: evolución y perspectivas. In G. Carrera & Gunther Dietz (eds.), Patrimonio Inmaterial y Diversidad Cultural. Sevilla: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (pp. 31-51), 2005. Acesso em: 23 de jul. 2012, de http://www.uv.mx/iie/personal/documents/cap_Dietz_IAPH.pdf.
EYNG, Ana Maria. Currículo Escolar. Curitiba, IBPEX, 2007.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo: USP, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003; DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100012.
GOMES, Nilma Lino. Educação, Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639/03. Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. il. (A cor da cultura; v.4), p.19-25.
GRUNDY, Shirley. Producto o praxis del currículo. Madrid: Morata, 1998.
KINDEL, Eunice. Aita. Isaia.A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 85-93, Mar. 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288392000000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 de ago. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos / Kabengele Munanga. – 3. ed. – 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. – (Coleção Cultura Negra e Identidades).
MUNANGA, Kabengele. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Critica e Sociedade - revista de cultura política, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 34-45. jul. 2014. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/26989/14725 >. Acesso em: 13 de ago. de 2020.
MOREIRA, Antonio Flavio B.; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, Abril. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982010000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, n.I, jul. 2009. Disponível em: <http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.Pesquisa%20documental.pdf>. Acesso em: 25 de ago. de 2020.
SANTOS, Joel Rufino dos, 1914-2015. A questão do negro na sala de aula/Joel Rufino dos Santos. – 2ª. Ed. – São Paulo: Global, 2016.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educ. rev., Curitiba, v. 34, n. 69, p. 123-150, Junho, 2018. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300123&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 de ago. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58097.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, 14 mar. 2008. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/2745. Acesso em: 06 de ago. de 2020.
TEIXEIRA, Célia Regina; BEZERRA; Roseane Dal Bello. Escola, currículo e cultura (s): a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade. Dialogia, São Paulo, v.6, p. 55-63, 2007.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa [online]. 2010, v. 36, n. 3. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004> Acesso em: 31 de jan de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004 .
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.