A moça tecelã

uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64123

Palabras clave:

LEITURA, COMPREENSÃO, A MOÇA TECELÃ, CONHECIMENTOS P´RÉVIOS

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de leitura e compreensão de texto a partir do conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Partimos do pressuposto de que o sentido do texto é resultante de operações comunicativas e processos linguísticos sociocomunicativos, dessa forma, permite ao leitor contribuir para a tessitura do texto. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de cunho qualitativo. Para os fundamentos teóricos, o estudo foi feito com base em Solé (1998), Isola (2001), Koch (2003), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com o conto pressupõe um leitor participativo que busque construir os sentidos a partir das informações implícitas presentes no texto, tendo a escola papel fundamental na formação de leitores proficientes.

Palavras-chave: Leitura; Compreensão; A moça tecelã; Conhecimentos prévios;

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Biografía del autor/a

Lara Luiza Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1133-7760; e-mail: luizalaraa@hotmail.com.

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Publicado

2022-04-26

Cómo citar

SANTOS, L. L. A moça tecelã: uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64123. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64123. Acesso em: 22 jul. 2024.