A moça tecelã
uma proposta para o ensino de leitura e compreensão textual
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64123Palabras clave:
LEITURA, COMPREENSÃO, A MOÇA TECELÃ, CONHECIMENTOS P´RÉVIOSResumen
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de leitura e compreensão de texto a partir do conto “A moça tecelã” de Marina Colasanti. Partimos do pressuposto de que o sentido do texto é resultante de operações comunicativas e processos linguísticos sociocomunicativos, dessa forma, permite ao leitor contribuir para a tessitura do texto. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de cunho qualitativo. Para os fundamentos teóricos, o estudo foi feito com base em Solé (1998), Isola (2001), Koch (2003), dentre outros. Os resultados mostram que o trabalho com o conto pressupõe um leitor participativo que busque construir os sentidos a partir das informações implícitas presentes no texto, tendo a escola papel fundamental na formação de leitores proficientes.
Palavras-chave: Leitura; Compreensão; A moça tecelã; Conhecimentos prévios;
Descargas
Citas
ABAURRE, M.L. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. de Arlene Caetano. 21. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática / Rildo Cosson. – 2. ed., 6ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2016.
DELL'ISOLA, Regina. L.P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
GOTLIB, N.B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
KATO, M. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1995.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2002.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2000.
KOCH, I.V. Desvendando os segredos do texto. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, L. Leitura como processo inferencial num universo cultural cognitivo. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.) Estado de Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras. P 95 – 124, 1985.
PRODANOV, C; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOARES, A. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.