Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada:

um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61499

Palabras clave:

Educação, Formação de professores, Formação continuada, Formação contínua

Resumen

O presente trabalho apresenta reflexões sobre os termos/conceitos formação contínua e formação continuada, compreendendo as possíveis distinções e aproximações teóricas entre eles, a partir de um diálogo com pesquisadores do campo educacional. Vale salientar que ambos os termos são utilizados por diversos estudiosos e pesquisadores desse campo, porém não apresentam claramente uma explicação epistemológica para utilizar ou defender um ou outro. Esta investigação objetiva suscitar uma análise a respeito dos conceitos discutidos e apresentar a defesa e argumentos de alguns autores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à pesquisa sobre formação de professores. Os dados aqui expostos foram obtidos por meio de troca de correspondências eletrônicas (e-mail) com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal, para conhecer e compreender as diferentes concepções e posicionamentos em relação à discussão desses termos.

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Biografía del autor/a

Anair Araújo de Freitas Silva, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Itumbiara/Goiás

Juliano Guerra Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa:

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

ARAÚJO DE FREITAS SILVA, A. .; ROCHA, J. G. Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada: : um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1143–1155, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.61499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/61499. Acesso em: 23 jul. 2024.