Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada:

um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61499

Palabras clave:

Educação, Formação de professores, Formação continuada, Formação contínua

Resumen

O presente trabalho apresenta reflexões sobre os termos/conceitos formação contínua e formação continuada, compreendendo as possíveis distinções e aproximações teóricas entre eles, a partir de um diálogo com pesquisadores do campo educacional. Vale salientar que ambos os termos são utilizados por diversos estudiosos e pesquisadores desse campo, porém não apresentam claramente uma explicação epistemológica para utilizar ou defender um ou outro. Esta investigação objetiva suscitar uma análise a respeito dos conceitos discutidos e apresentar a defesa e argumentos de alguns autores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à pesquisa sobre formação de professores. Os dados aqui expostos foram obtidos por meio de troca de correspondências eletrônicas (e-mail) com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal, para conhecer e compreender as diferentes concepções e posicionamentos em relação à discussão desses termos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anair Araújo de Freitas Silva, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Itumbiara/Goiás

Juliano Guerra Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria de Estado de Educação de Goiás. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa:

Citas

BRASIL. LDB 9.394 de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).
FREIRE, P. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.
FORMOSINHO, J. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Universidade de Aveiro. Aveiro, 1991.
GAMBOA, S. S. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.
GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Ed., 1999.
GATTI. B. A.; BARRETO, E. S. de S.. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACIEL, A. M. da R.; ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2009. Caxambu. Anais. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/trajetorias-formativas-de-professores-universitarios-repercussoes-da-ambiencia-no. Acesso em: 20.11.2020.
MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Nº 36. Educação continuada. 1ª edição. Campinas, SP, 1995.
RODRIGUES, Â.; ESTEVES, M. A análise de necessidades formativas na formação de professores. Portugal: Porto, 1993.
RODRIGUES, Â. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa, Portugal: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2006. (Coleção Ciência da Educação, v. 50).
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

ARAÚJO DE FREITAS SILVA, A. .; ROCHA, J. G. Dilemas em torno dos conceitos/termos formação contínua e formação continuada: : um diálogo com pesquisadores do Brasil, Canadá, Espanha e Portugal . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1143–1155, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.61499. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/61499. Acesso em: 22 nov. 2024.