O pensamento Complexo de Edgar Morin e suas contribuições ao campo da educação: Uma análise da prática desenvolvida na Escola da Ponte à luz da Teoria da Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60816Palabras clave:
Edgar Morin, Pensamento Complexo, Transdisciplinaridade, Escola da PonteResumen
Neste artigo buscamos tecer algumas considerações a respeito do pensamento complexo de Edgar Morin, sobretudo, no que tange às suas contribuições ao campo da educação. Para tanto, se fez necessário um enfoque em sua obra “Sete saberes necessários à educação do futuro”, pois acreditamos que afora a vasta produção acadêmica e intelectual do autor, nesta produção Morin se esforça em estabelecer, de forma pragmática, princípios fundamentais para uma educação não fragmentada. A partir da análise dessa obra nos preocupamos em como a aplicação da Teoria da Complexidade se dá no campo da práxis, assim, elegemos a Escola da Ponte, como um exemplo de experiência exitosa que pode servir como reflexo do pensamento de Edgar Morin.
Descargas
Citas
AFONSO, A. J. Há mais vida para além da Escola da Ponte. A Página da Educação, Porto, n. 134, Maio 2004. Disponível em: https://www.apagina.pt/?aba=7&cat=134&doc=10098&mid=2. Acesso em: 19 ago. 2021.
ALVES, R. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 10 ed. São Paulo: Papirus Editora, 2001.
MORIN, E. A noção de sujeito. In: D. F. Schnitman (Org.), Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 45-55.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarian Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo, Brasília, DF: Cortez/UNESCO, 1999.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PETRAGLIA, I. C.A Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PORTUGAL. Escola da Ponte. Projeto Educativo. [s.d]. Disponível em: http://www.escoladaponte.pt/novo/projetos/. Acesso em: 05 mai. 2020.
PORTUGAL. Escola da Ponte. Regulamento Interno. [s.d]. Disponível em: http://www.escoladaponte.pt/novo/projetos/. Acesso em: 05 mai. 2020.
RODRIGUES, Z. A. L. Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente. Revista Educar, Curitiba, n. 32, p. 87-102, 2008, Jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/DSgfXSh4yCv6yprj4Bvp9ts/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 de ago. 2021.
VASCONCELLOS, C.dos S. Reflexões sobre a Escola da Ponte. Revista de Educação, AEC, n. 141 out./dez.2006. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/44690714/reflexoes-sobre-a-escola-da-ponte/4. Acesso: 19 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.