Análise e comparação dos aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise para aprendizagem de língua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60488

Palabras clave:

Inglês, Apps de Ensino, Ensino e Aprendizagem de línguas

Resumen

O uso da tecnologia está presente em inúmeras atividades cotidianas. Considerando o aprendizado de uma língua estrangeira, verificamos uma variedade de plataformas que possibilitam contato com a língua visando o aprendizado. Entendemos que a aprendizagem de uma língua não se restringe a dominar regras gramaticais ou à memorização de vocabulários, mas conseguir interagir e se comunicar, criando sentidos na língua-alvo. Este trabalho compara e analisa com respaldo em teorias de ensino e aprendizagem de línguas os aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise, que se autodenominam plataformas de ensino de língua inglesa, considerando os seguintes aspectos: desenvolvimento das quatro habilidades, explicações gramaticais, exercícios de tradução para língua materna ou língua estrangeira, conteúdo significativo e correção orientada das produções. A escolha dos aplicativos se baseou no número de downloads e na avaliação de usuários e a primeira lição de cada aplicativo foi analisada. Verificamos que todos os aplicativos oportunizam contato com a língua inglesa com base em conteúdos que possibilitam a transposição do que é aprendido para situação real de uso da língua. Todavia, a análise evidencia uma compreensão de língua como código, sem considerar língua como prática social e para comunicação e interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instituto Federal de São Paulo. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Hortolândia.

Danielle Chagas, Instituto Federal de São Paulo

Estudante do terceiro ano do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia/SP

Citas

ANDRADE, I. R. Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis (ALADIM) : uma proposta alternativa para o ensino da língua espanhola. 2017. 351f. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

ARAÚJO JR., C. F. / MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, Frederic M. / FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. p. 358-368.

BRASIL. Rede Federal. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Senado Federal. Brasília, DF. 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Rede Federal. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF. Brasília- DF. 1998.

BRASIL. Rede Federal. Ministério da Educação. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasilia, DF. 17 de fevereiro de 2017.

CLEOPHAS, M. G. et al. M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 4, p. 188-207, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/download/2752/2544.Acesso em: 16 de maio. 2020.

DÖRNYEI, Z. Motivational Strategies in the language classroom. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2001.

GUEDES, R. O. Publicações nacionais sobre CALL e outras tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: um olhar na segunda década do século XXI. 2015. 308 f. Tese (Doutorado) - Curso de Linguística, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologia e Enisno Presencial e a Distãncia. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching TESOL Quarterly, v. 28, n. 1. p. 27-48. 1994

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press. 2002. 189 p.

LITTLE, D. Autonomy: Definitions, Issues and Problems. Dublin: Authentik Language Learning Resources Ltd, 1991. 61 p.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 211-236. 1988.

LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista Estudo da Linguagem, Belo Horizonte, v.20, n. 2, p. 389-411, jul./dez. 2012.

LIZ, N. Tecnologia móvel no Ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2168/1/LD_PPGEN_M_Liz%2C%20Nevton%20de_2015.pdf Acesso: 15 abr 2021.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p.137-144, set. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862. Acesso em: 07 out. 2019.

ROCHA, C. H. Diálogos sobre tecnologias digitais nas aulas de língua estrangeira. In: LIMA, Diógenes Cândido de. Ensino de língua inglesa: conversas com professores da escola pública. Campinas: Pontes, p. 129-142. 2017.

ROZENFELD, C. C. F.; EVANGELISTA, M. C. R. O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes. Pandaemonium ger. [online]. 2011, n.18, pp.214-247. ISSN 1982-8837. https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200012.

SATAKA, Mayara M. Análise do Aplicativo Duolingo para Aprendizagem de Língua Espanhola: Uma Pesquisa Narrativa. 2019. 181f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Linguística, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2019.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F.. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana. E.; SILVEIRA, Denise. T. (Org.) Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: Ed. Da UFRGS, p. 31-42. 2009.

TEIXEIRA, C. S.; RIBEIRO, M. A. A. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. Revista Trama, v. 9, n. 18, p. 115-127, 2o semestre de 2013.

TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: the moving finger writes and having writ… . The International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 8, n. 2, 2007.

VIEIRA ABRAHÃO, M. H. Algumas reflexes sobre a Abordagem Comunicativa, o Pós-

Método e a Prática Docente. Revista Entrelínguas, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 25-41, 2015.

Publicado

2021-10-15

Cómo citar

DELLA ROSA, S. F. P.; CHAGAS, D. . . Análise e comparação dos aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise para aprendizagem de língua inglesa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1235–1257, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.60488. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60488. Acesso em: 23 nov. 2024.