Análise e comparação dos aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise para aprendizagem de língua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60488

Palabras clave:

Inglês, Apps de Ensino, Ensino e Aprendizagem de línguas

Resumen

O uso da tecnologia está presente em inúmeras atividades cotidianas. Considerando o aprendizado de uma língua estrangeira, verificamos uma variedade de plataformas que possibilitam contato com a língua visando o aprendizado. Entendemos que a aprendizagem de uma língua não se restringe a dominar regras gramaticais ou à memorização de vocabulários, mas conseguir interagir e se comunicar, criando sentidos na língua-alvo. Este trabalho compara e analisa com respaldo em teorias de ensino e aprendizagem de línguas os aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise, que se autodenominam plataformas de ensino de língua inglesa, considerando os seguintes aspectos: desenvolvimento das quatro habilidades, explicações gramaticais, exercícios de tradução para língua materna ou língua estrangeira, conteúdo significativo e correção orientada das produções. A escolha dos aplicativos se baseou no número de downloads e na avaliação de usuários e a primeira lição de cada aplicativo foi analisada. Verificamos que todos os aplicativos oportunizam contato com a língua inglesa com base em conteúdos que possibilitam a transposição do que é aprendido para situação real de uso da língua. Todavia, a análise evidencia uma compreensão de língua como código, sem considerar língua como prática social e para comunicação e interação.

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Biografía del autor/a

Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instituto Federal de São Paulo. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Hortolândia.

Danielle Chagas, Instituto Federal de São Paulo

Estudante do terceiro ano do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia/SP

Citas

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Publicado

2021-10-15

Cómo citar

DELLA ROSA, S. F. P.; CHAGAS, D. . . Análise e comparação dos aplicativos Duolingo, Babbel e Memrise para aprendizagem de língua inglesa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1235–1257, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.60488. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60488. Acesso em: 23 jul. 2024.